DILMA E O VENTO ESTOCADO. É possível estocar "vento"? Sim, por incrível que pareça :O

[update] - De um dia pro outro essa postagem rendeu mais de 150 comentários, manterei o texto original, que por si só, já está ótimo. Acredito que consegui expressar muito bem o que queria passar.

Vou excluir comentários repetidos, ignorar os comentários dos analfabetos funcionais e acrescentar, no fim desta postagem, o que acho que valha.

-- texto original --

Depois de RIR TONELADAS com o pronunciamento da nossa presidenta, cheguei a postar nos grupos de Eng. Elétrica que participo:

"Alguém sabe onde posso me especializar na estocagem de vento? Tem alguma pesquisa disso na Poli?" (risos e mais risos)

"Isso é o que dá político querer falar de geração de energia e Física. Fica a dica pra nós quando formos falar de política. Tem que estudar! Tem que estudar!"



É óbvio que dá uma enorme estranheza tratar o vento como se trata a água. Parece realmente uma gafe épica, tanto é que ri toneladas e fiz muita chacota... pra Física tudo se trata de força e torque, e, de forma superficial, se mostra quase impossível comparar o uso das gerações de energia levando em conta a estocagem.

Porém, estou PASMO, de CARA, ESTUPEFATO. É possível estocar vento!


Após uma criteriosa pesquisa me deparei com um blog que explica existir "ARMAZENAMENTO DE VENTO EM ROCHAS" no Iowa Stored Energy Park, em Iowa, E.U.A. - justamente para o reaproveitamento em energia eólica :O

"Excess wind will drive a compressor and be stored in sandstone underground for later use." (O excesso de vendo conduzirá um compressor e ser estocado no subterrâneo de arenito para o uso posterior - em livre tradução)



O que aprendi?
Quanto mais estudo, mais vejo que não sei porra nenhuma.

Antes de descer a madeira em qualquer coisa, é sempre bom e útil pesquisar antes. Nesse caso, eu era o burro e ignorante.

Dilma acertou errando. E o marketeiro dela, que deve obrigá-la a seguir a herança oratória populista do Lula, deve ter ficado super feliz com o resultado.

Por que?
Porque, ao contrário da mandioca, do dentifrício, e de outras declarações cômicas, os anti-PT vão fazer uma zoada gigantesca, e dessa vez, no final, vão descobrir que estavam errados desde o início.

Realmente é possível estocar "vento". Está em aspas porque vento é diferente de ar. Mas isso é outro papo, o que importa que a zorra do conceito e a tecnologia existe.

PS: não votei na Dilma e acho o pedido de impeachment uma palhaçada.

FONTES:
[1] - http://science.howstuffworks.com/environmental/green-science/iowa-stored-energy-park1.htm
[2] - http://2020sustentavel-energia.blogspot.com.br/2010/10/estocagem-de-vento-para-geracao-de.html

-- fim do texto original --

Não vou discutir ciência com quem quer discutir política. Estou falando do CONCEITO, quando se trata de ciência, nem tudo é o que se diz ao pé da letra.

Fisicamente é um absurdo usar o termo "gerar" energia. Energia não se gera, se transforma. E todo mundo usa o termo de forma errada :)

Não se PRODUZ vento. Realiza TRABALHO, provocando excitação molecular, por compressão, que produz uma FORÇA, que por sua vez se caracteriza em "vento" capaz de realizar TORQUE.

O conceito de "vento" é muito frágil pra ciência. E como estudante de engenharia elétrica, preciso me ater a prática científica, não a polarização política babaca.

Pessoal, deixa eu contar um segredo pra vocês: nenhum gás fica parado, está sempre em movimento. Por isso que o conceito de "vento" pra ciência é frágil, inócuo. Vocês precisam estudar Química, minha gente, um monte de metido a esperto falando bosta.

O nome disso é Teoria Cinético-Molecular, onde no primeiro postulado define: um gás é constituído de um vasto número de partículas, as quais estão em constante movimento aleatório. página 173, Química Aplicada à Engenharia (Lawrence S. Brown e Thomas A. Holme)

No campo da nanotecnologia existem estudos pra tentar pôr "hélices" pra aproveitar essa movimentação - lembram do torque? ;)

Voltando pro caso, o que o leigo precisa entender é: entra vento e sai vento, portanto, na literatura técnica em português, a tradução se dá em "armazenamento de vento em rochas". Muito mais louco ainda, não acham? cientificamente precisaríamos definir rocha, e não venham me dizer que é pedra, porque é isso que vocês aqui, estão discutindo, na ignorância: ar X vento.

Quem não concorda com o termo, faça assim, use uma coisa chamada Google e pesquise "armazenamento de vento em rochas", saia comentando em tudo que achar, com base no doutorado em inglês e em engenharia, que está errado!

Comece por aqui e boa sorte:
http://www.abqct.com.br/informativos/pdf/Inf_28.pdf (Artigo de 10 de Outubro de 2007 do Boletim Semanal da Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis)

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010115071008#.Vhb1wmzPjeQ (Redação do Site Inovação Tecnológica -  08/10/2007)

http://slideplayer.com.br/slide/393737/ (História da Energia Eólica pesquisada por estudantes do ensino médio, upado há 7 anos)

Eu tô cagando pro PT, não acredito que Dilma sabia o que tava falando, mas o que ela disse não é absurdo. Com a palavra certa ou errada, o CONCEITO existe, é só pesquisar. Ah sim, vão estudar e parem de ficar falando besteira no meu blog! =)

160 comentários:

  1. Há três dias venho dizendo a mesma coisa: o riso ignorante permeia as redes sociais. A política que temos e as "críticas" a ela são cabeça e rabo do mesmo gato. Ninguém entende, ninguém pesquisa, ninguém reflexiona, só dedinhos imbecilizantes "produzindo conteúdo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza muitos ficam na imbecilidade da raquel da SBT

      Excluir
    2. Realmente, é como diz o ditado: "quem ri por último, ri melhor!".

      Excluir
    3. Isso acontece porque o povo cansou de sofrer ganhando um salário e sendo tratado como porco...

      Se o povo está usando dedinhos imbecilizantes é porque o Governo não dá um estudo democrático e apropriado para o povo...

      #patriaeducadoraeapinoia

      Excluir
    4. HAHAHAHAHAHAHA HAAAAAAAA....... EU DOU PALA DE RIR COM DILMISTAS.... Cara, olha o que fizeram com a escola brasileira... Vento e um fenomeno meteorologico causado pelo movimento do ar na atmosfera! ou seja, e um fenomeno natural e NA ATMOSFERA!! se vc sopra num saquinho vc coloca AR la dentro, nao VENTO! Outra: o processo usa o ar, mais um gerador, mais gas para proporcionar energia. Ele nao reutiliza o "vento estocado"(HAHAHAHA) mas realiza um segundo processo com os materiais citados para ampliar o potencial de geracao de energia de uma fazenda geradora de energia eolica.

      Excluir
    5. O Nome já diz tudo, Anônimo,Mostra a cara .Imbecil.

      Excluir
    6. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante.

      Excluir
    7. boa idéia: a nasa está entrando em contato com a Dilma, diz noticiário internacional, para desenvolver essa tecnologia,
      para levar vento pra lua...

      Excluir
    8. Essa era mesmo difícil de defender:
      A usina não é inteiramente movida pela energia do vento. Ela é na verdade uma usina híbrida, que utiliza energia eólica e uma turbina movida a gás natural. O ar-comprimido consegue elevar o rendimento da turbina em até 60%. A usina deverá entrar em operação em 2011.
      Fonte:

      Fazenda de energia eólica vai armazenar vento em rochas
      Sempre que se fala de energia solar ou energia eólica, o primeiro empecilho que se coloca é que uma rede de geração de energia "de verdade" não poderia ser…
      ENERGIASRENOVAVEIS.WORDPRESS.COM

      Excluir
    9. Não se estoca vento, vento é o deslocamento de ar, o que se estoca é o ar comprimido!

      Excluir
    10. Lógico que dá para se estocar vento. Estou até pensando em montar uma fábrica de engarrafar peido. Todos podem participar e vender o seu próprio peito. Uma forma totalmente reciclável: Vc come repolho com feijão, toma coca-cola e pronto. É só utilizar a própria garrafa de coca para engarrafar o vento (peido).

      Excluir
    11. Ah amigo. Pelo amor de Deus! Para com essa mania de remendar o que não tem conserto.

      Excluir
    12. Ter acertado uma, não torna Dilma uma gênia. Longe disso. São incontáveis suas gafes. Mas cometê-las não é crime. Crimes porém, polulam em seu governo. Até o Unknown (se esconde de que?) sabe disso.

      Excluir
    13. Quem acertou algo? Essa mula não acerta nada.. Leiam a figura direito.. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Fora Bandida PerTurbada!!!

      Excluir
    14. [email protected] perfeito seu comentario, os palhaços estão tirando informações de lugares errados, essa publicação é de 2008, a mais recente informação da lowa stored energy park é de que o projeto fracassou, eles gastarão 8 milhoes no projeto, ele n deu certo. o dr. manda essa galera ai buscar informações mais recentes n se basearem em coisas velhas n.

      Excluir
    15. O pronunciamento da Presidente Dilma, foi sobre energia eolica, e, portanto, o que ela disse foi errado. Leiam abaixo o esquema para a obtencao da energia eolica, simples, mas decisivo em tirar duvidas quanto ao dito pela Presidente.

      O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada. E não pense que o ideal é contar simplesmente com ventos fortes. "Além da velocidade dos ventos, é importante que eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões", diz o engenheiro mecânico Everaldo Feitosa, vice-presidente da Associação Mundial de Energia Eólica.

      Excluir
  2. O que não falta é estoque de ignorância e má intenção nas redes sociais.
    Em tempos de Google, opinar sem pesquisar é burro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filhão vc está tentando dizer que ela acertou no que disse? De qualquer maneira, é pra declarações assim que elegemos uma anta sapiens nossa presidente, ela sabe alguma bosta sobre energia pra estar falando mundialmente sobre? Nós estamos com problemas sérios aqui e seriam resolvidos se o governo (3 poderes) tivessem seus benefícios completamente modificados, e com política de continuidade no processo de conserto de todas as marmeladas, e não emendando marmelada uma em cima da outra, eu infelizmente acreditei no pt e era um petralha, mas não é por que eu vesti camisa, levantei bandeira e fui nos comícios e nos comitês que eu vou abaixar a cabeça e ver o partido pelo qual defendi, ser mais filho da puta que todos os governos anteriores, então cidadão, o que vc quer dizer com pesquisar? Que nós deveríamos ouvir a presidanta e ver que até que faz algum sentido, cidadão vcs viram o estudo do cara, mostra que sim é até possível reaproveitar um pouco do vento em rochas porosas, mas ok, beleza, então nós vamos fazer o projeto? Serve pra algo esse projeto pra nós em aplicação prática, no Brasil sendo de alguma forma programada? Essa viajem toda da presidanta é gratis? Ou todos nós pagamos viajem, hospedagem, funcionarios, segurança pra esse maravilhoso comentário presidantal? Petralha abaixa a cabeça, enfia no meio do cu e peida, valeu! Pior do que uma anta falando, é outra aplaudindo!

      Excluir
    2. Julio Pegna, sua colocação foi endossada pelo conteúdo do comentário-resposta ao seu, que mais parece um sub-post que um comentário! ahuaahsaus

      Excluir
    3. Meu Deus quanto rancor! Que tristeza o ódio desse André! Indignação seletiva é foda!

      Excluir
    4. Viaja não amigão, o que se fez nesse projeto foi uma "bateria de ar comprimido". A eólica excedente foi utilizada para movimentar compressores, que armazenaram grande volume de "AR COMPRIMIDO" para posterior geração. Isso envolve altos custos e altas perdas mecânicas além de ESTAR LONGE DE ARMAZENAR VENTO.... Não tente defender o indefensável, ela falou uma ASNEIRA, como sempre faz e pronto... A usina poderia armazenar energia em diversas formas, só que escolheu ar comprimido, que está longe de ser vento, então amigão, sossega a periquita aí falous...

      Excluir
    5. Andre Android é um ROBÔ, fica repetindo asneiras e assuntos que nada tem a ver com o post original....eu somente não sabia que Robô odiava, pensei que era coisa de humanos.....

      Excluir
    6. Embora eu não tenha achado graça no pronunciamento dela, não vi nessa fala, como tampouco em outras tantas, nada de misterioso. É sempre mais do mesmo. Narrativa que soa ridícula a ouvidos "elitistas", mas que tem endereço certo.
      No caso do vento, foi mais uma ironia do que uma afirmação. Cabendo aos "intelectuais" pesquisadores (que jogam o mesmo jogo) provar que é sim possível no plano concreto realizar o que de insano há no abstrato.
      "Eu não vou capitular" gritava o último habitante de uma cidade francesa que se recusava a se transformar em rinoceronte como ocorrera com o resto da população.

      Excluir
    7. Embora eu não tenha achado graça no pronunciamento dela, não vi nessa fala, como tampouco em outras tantas, nada de misterioso. É sempre mais do mesmo. Narrativa que soa ridícula a ouvidos "elitistas", mas que tem endereço certo.
      No caso do vento, foi mais uma ironia do que uma afirmação. Cabendo aos "intelectuais" pesquisadores (que jogam o mesmo jogo) provar que é sim possível no plano concreto realizar o que de insano há no abstrato.
      "Eu não vou capitular" gritava o último habitante de uma cidade francesa que se recusava a se transformar em rinoceronte como ocorrera com o resto da população.

      Excluir
    8. Embora eu não tenha achado graça no pronunciamento dela, não vi nessa fala, como tampouco em outras tantas, nada de misterioso. É sempre mais do mesmo. Narrativa que soa ridícula a ouvidos "elitistas", mas que tem endereço certo.
      No caso do vento, foi mais uma ironia do que uma afirmação. Cabendo aos "intelectuais" pesquisadores (que jogam o mesmo jogo) provar que é sim possível no plano concreto realizar o que de insano há no abstrato.
      "Eu não vou capitular" gritava o último habitante de uma cidade francesa que se recusava a se transformar em rinoceronte como ocorrera com o resto da população.

      Excluir
    9. Realmente tem gente que quer defender o indefensável. Escrevem aqui que é preciso ler e pesquisar e NEM LEEM E NEM PESQUISAM. Como já foi dito anteriormente, NÃO SE TRATA DE ESTOCAR VENTO! Ô ignorância, vento é o ar em movimento, como poder estocar o ar em movimento? Está parecendo aquela asneira de certo ex-presidente que disse que a poluição dos países do hemisfério norte nos afetava porque o planeta gira e nós vamos chegar lá no ar poluído. A pesquisa fala em estocar ar, usando um comprensor, em rocha porosa e, quando parar de ventar, se extrai este ar e lanca nas turbinas.

      Excluir
    10. Comecei a ler, mas parei no "pra estar falando"... alí já vi que não valia a pena continuar...

      Excluir
    11. A moda dos petistas agora é falar: "indignação seletiva", seguem à risca, como ovelhas. Não falaram da lava jato durante toda a operação enquanto envolvia petistas (rombo de mais de 80 bilhões, pelo partido deles). Agora CUNHA, envolvido com 5 MILHÕES, e você vê a página dos petistas cheios de indignação. Antes, delação premiada não era bem vista, mas no caso Cunha, delação é MUITO bem vista. E eles acusam os OUTROS de INDIGNAÇÃO seletiva, PQP.... seje menos, please.

      Excluir
    12. Realmente todos têm que ser investigados. Enquanto a justiça for parcial eu estarei protestando... Mas a mídia e a justiça não são imparciais. Protegem o PSDB e atacam o PT sem parar pode ver o caso do mensalão mineiro( tucano). Pode ver o tremsalão, só semana retrasada aceitaram a denúncia. Pode ver a operação Zelotes, que nem na mídia tem falado e já é 20 vezes maior que os desvios da Petrobras. Acorda para a parcialidade! 27 indiciados na lava a jato só 2 do pt e 25 de outros partidos só o pt foi investigado e preso, e os demais nada, é frisar que os 80 milhoes é a soma dos 25 + 2 do PT! Sé é contra a corrupção não pode defender o Cunha!

      Excluir
  3. Sim.... muita ignorancia!!
    muita gente má com DIPLOMA na mão.
    "Pra que o conhecimento se é dificil ter boa vontade??"

    REFLETIR...
    independente da posição politica, ideologica, social, racial....religioso...etc

    muita ódio na internet...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uns 13 anos até os dias atuais, o que muito se tem são DIPLOMAS COMPRADOS. Era uma das metas a serem alcançadas pelo P...

      Excluir
    2. O que isso tem a ver com estocar vento? Ela não falou em ar comprimido. Nem sabe o que é isso. Foi mais um canavial de lorota dela kkkkkkk Tentar explicar só piora kkkk

      Excluir
    3. Ela esta é estocando muita merda na cabeça.dela....e o povo brasileiro é quem paga por isso. Minha mãe dias que não votou nela, ainda bem!

      Excluir
  4. A matéria é estranha mesmo, não creio que exista essa usina e caso exista o investimento não é garantido pois armazenar ar comprimido no sub solo não é coisa simples... Isso parece até estudo universitário e tese de mestrado que nunca saiu do papel... Essa usina existe mesmo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ela existe, não fale o que você não sabe pq é vergonhoso

      Excluir
    2. Tu já foi lá Renan e viu?

      Excluir
    3. http://www.e-farsas.com/afinal-e-possivel-se-estocar-o-vento.html

      Excluir
  5. A matéria é estranha mesmo, não creio que exista essa usina e caso exista o investimento não é garantido pois armazenar ar comprimido no sub solo não é coisa simples... Isso parece até estudo universitário e tese de mestrado que nunca saiu do papel... Essa usina existe mesmo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não pesquisa?
      Se não tiveste essa capacidade quando do boom da notícia, deveras agora, que necessitaria honestidade intelectual, né?

      Excluir
    2. Existe: http://www.generalcompression.com/

      Excluir
    3. http://agencia.fapesp.br/reino_unido_vai_usar_ar_liquido_para_estocar_energia/19210/

      Excluir
    4. Calma! O fato do projeto existir NÃO comprova viabilidade técnica ou econômica.
      Mais ainda, há muitas idéias estapafúrdias na ciência e tecnologia, nem todas funcionam no mundo real e muitas são usadas exatamente como peças de marketing para criar uma panacéia milagrosa para os problemas que sirva como a proverbial cenoura na ponta da vara que serve para motivar o burro a andar.
      Sou físico e geocientista, não posso garantir que não funcione, também não posso garantir que a escala de energia produzida seja viável para armazenar.
      Mas posso garantir que HÁ ALTERNATIVAS MUITO MELHORES E JÁ TESTADAS para armazenar energia elétrica do que estocar gás comprimido no subsolo.
      Pode-se resolver o problema da insuficiência da matriz energética de várias maneiras, como lampadas de led com um décimo do consumo das de filamento, aneis supercondutores, parqus de turbinas eólicas.
      Mas nesse momento armazenar vento é apenas mais um FACTÓIDE para desviar a atenção.

      Excluir
  6. É imposdivel armazenar vento. O que esse projeto esta fazendo e armazenar ar dentro do aquifero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando você abre um cilindro de ar comprimido o que ele gera????? Eureka!!!! Vento! Deem o Nobel pro rapaz aqui!

      Excluir
    2. Ainda assim, ar comprimido não é vento. O ar não fica girando eternamente lá dentro. Ele fica parado.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. "O ar não fica girando eternamente lá dentro. Ele fica parado."

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      Xô te contar um segredo: nenhum gás fica parado, está sempre em movimento. Por isso que o conceito de "vento" pra ciência é frágil, inócuo. Vocês precisam estudar Química, minha gente, um monte de metido a esperto falando bosta.

      O nome disso é Teoria Cinético-Molecular, onde no primeiro postulado define: um gás é constituído de um vasto número de partículas, as quais estão em constante movimento aleatório. página 173, Química Aplicada à Engenharia (Lawrence S. Brown e Thimas A. Holme)

      No campo da nanotecnologia existem estudos pra tentar pôr "hélices" pra aproveitar essa movimentação ;)

      Repito: eu tô cagando pro PT, Dilma não sabia o que tava falando, mas o que ela disse não é absurdo, o CONCEITO existe, é só pesquisar por "armazenamento de vento em rochas", e vão estudar.

      Excluir
  7. Como o colega disse é burrice comentar sem pesquisar. E a energia para armazenar o ar ? O gasto de energia elétrica é maior para armazenar do que a energia que esse vento gerará, qualquer idiota que no mínimo estudou física no ensino médio sabe, que trabalho mecânico gera muitas perdas, em forma de som, calor , ... Portanto é totalmente inviável armazenar vento, ainda assim a questão nem tanto é o armazenar vento, mas a falta de investimento dos governos do psdb e pt em infra-estrutura, diversificando a matriz energética brasileira, temos uma costa enorme, por que não aproveitar a energia maremotriz, eólica no mar, geotérmica, sim pois se o pré-sal não traz o retorno esperado as sondas podem ser aproveitadas para cavar aquecer água e com o vapor girar as turbinas que gerarão energia ... E o gás metano proveniente da decomposição do lixo que é desperdiçado nos aterros sanitários, obrigatoriamente precisa ser queimado, para não causar uma explosão, ora canalize esse gás e gere energia elétrica. Energia elétrica que afasta o investidor internacional, que não quer correr o risco de deixar de produzir devido a falta de energia elétrica ... Isso sem falar na educação, antepenúltimo no ranking mundial, ainda se fala em crise, se o povo não tem conhecimento ele simplesmente não consegue trabalhar na era do conhecimento deixando de recolher impostos. Se o governo do FHC deu a Vale, pq o pt não cria a indústria para produzir as bolachas usadas na produção dos chips de silício que o governo tanto investiu no programa CI Brasil ? Faz mais de 20 anos que a Unicamp documentou o processo de construção de uma máquina para a produção dessas bolachas pelo processo de Czrozalski, o governo apenas piorará se continuar a valorizar a classe política em detrimento dos investimentos para a própria geração de impostos. O governo está literalmente se destruindo colocando alianças políticas na frente do trabalho ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu "viagem dá com putação", vc é foda mesmo, provou que é foda pra caralho, parabéns cara!

      Excluir
  8. 1: vento não é a mesma coisa que ar... qualquer idiota que já viu um compressor de ar ou um tubo de oxigênio sabe que é possível estocar AR... ela disse VENTO

    2:essa ideia não envolve estocar vento, envolve usar um compressor pra bombear ar na rocha porosa, para quando o vento diminuir usar esse ar comprimido em um outro gerador para gerar eletricidade

    3: para essa segunda usina funcionar ainda é preciso usar gás natural, ou outro combustível fóssil... usa-se menos, pois o ar já está comprimido, mas ainda usa (ou seja, não é o "vento estocado" que está gerando energia sozinho)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se a idéia fosse de estocar vento, não precisaria de um compressor... seria só um cano onde o vento entra e se armazena ou algo do tipo... se vc está usando um compressor, vc está comprimindo AR e não VENTO

      Excluir
    2. E quando você abre um cilindro de ar comprimido o que ele gera????? Eureka!!!! Vento! Deem o Nobel pro rapaz aqui!

      Excluir
    3. http://agencia.fapesp.br/reino_unido_vai_usar_ar_liquido_para_estocar_energia/19210/

      Excluir
    4. O Lauro sabe tudo.. Parabéns,, é isso.. leia e aprenda blogueiro medíocre!

      Excluir
  9. Amanhã ela fala sobre como unicórnios existem e vai ter marqueteiro se matando fazendo pesquisa para tentar corroborar os absurdos que ela fala. Espero que pelo menos você esteja recebendo dinheiro por isso que nem a Dilma Bolada, amigo(a)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse no face, vc ja teria o meu like!!!

      Excluir
  10. Pessoal andou faltando as aulas do fundamental dá nisso. Vento nada mais é do que o ar em movimento. Quando o ar se movimenta, caracteriza o vento, ou seja, tendo uma minima diferença de pressão o ar se desloca. O cara coloca duas fontes e mesmo assim a galera não aceita a possibilidade de que é viável a produção de energia por estocagem de ar que é gerado vento a partir dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou certíssimo:.."produção de energia por estocagem de ar( ar comprimido, não vento) que é gerado vento a partir dela". Para existir o vento é necessário dois sistemas de pressão, alta e baixa, e o que é armazenado no solo é apenas ar comprimido( alta pressão de ar) e isso não é vento.

      Excluir
  11. Mentira. Em primeiro lugar, não é vento, é ar comprimido. Em segundo lugar, era um projeto maluco que foi abandonado pois a idéia não funcionou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando você abre um cilindro de ar comprimido o que ele gera????? Eureka!!!! Vento! Deem o Nobel pro rapaz aqui!

      Excluir
    2. Então fudeu, liga um ventilador que ele gera vento. Não importa se a anergia armazenada é hidraulica la em itaipu!

      Dilma Jênia! hahahahahaha

      Excluir
    3. Vcs são ridículos!Quem são vcs pra criticar alguma coisa?Nunca vi tanta burrice!Cruz Credo!

      Excluir
  12. É como diz o texto, ela "errou acertando". Existe um PROJETO, que busca tornar economicamente viável este "estoque" de vento em grande escala (não "ar", mas "ar comprimido"). Algo mais ou menos como foi a energia solar nos últimos anos: super viável, abundante, eficiente, mas com CustoXBenefício impraticável para exploração em larga escala (e substituição da matriz energética). Vai ser a mesma coisa com a energia das ondas do mar, que já é bastante comentada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássio, o q ela disse é tão viável q fico imaginando a aloprada falando em transformar metais em ouro levando a lógica da tabela periódica, kkkk a ideia é possível mas inviável. Sairia absurdamente caro a produção do ouro se comparado com a sua futura venda! kkkkkkk

      Excluir
  13. O PIXULECO é uma forma de armazenar o vento.

    ResponderExcluir
  14. Estocar ar em compressores todo mundo sabe que existe. Mas o amigo mistura as coisas. A presidente falou em estocar vento, tenho certeza que ela pensou em caminhões e containers cheios de vento que é bem diferente de ar. Na realidade tentaram usar a física pra justificar mais uma patacoada da nossa presidente e só os adeptos da seita petista entraram na lorota. Quanto ao pedido de impeachment que o autor diz que é palhaçada. Sugiro ler sobre fraudes contábeis ou conversar com algum contador pois ela cometeu 15. E se for provado que o dinheiro roubado na petrobrás foi usado na campanha a CF prevê o afastamento. É crime.

    ResponderExcluir
  15. E os defebsores ficam doidos tentando explicar o raciocínio complexo da anta kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Pesquisem mais um pouco: http://pbadupws.nrc.gov/docs/ML1202/ML12026A781.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1° da onde vc tirou este pdf
      2° However, the geology studies of the project site show the storage reservoir is not
      suitable for the scale of project that was envisioned. isso lá, agora filhão e aqui no Brasil, em que estrutura geológica vc pretende aplicar esta merda aqui?
      3° É pra essa piranha falar essas bostas, que o povo ta sofrendo nessa crise, enquanto ela deita e rola com nossa grana?

      Excluir
    2. ANDRE ANDROID É AGITADOR FASCISTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


      ADORNO NA VEIA =P

      Excluir
    3. NÃO ADIANTA EXPLICAR PRA QUEM NÃO QUER ENTENDER!!! ele é contra....deixa ele ser contra... o psiquiatra falou pra não contrariar!!!!

      Excluir
  17. esta é a nossa presidentas dos Estados Unidos do Brasil!

    ResponderExcluir
  18. Salvo muito engano na leitura dos originais, eles estocam o ar comprimido para uso posterior. O ar. Não o vento. o ar não fica em movimento perpétuo dentro do subsolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Continuo rindo toneladas. Agora do autor do post também, que acha que ar comprimido é vento.

      Excluir
  19. Mas ela flw q NÃO era possível... Se é possível, onde ela está certa?

    ResponderExcluir
  20. acham mesmo que uma pessoa séria como ela falaria sem saber? ahã...
    idiota foi o Serra que afirmou que a gripe suína se pega beijando porcos!!!!
    santa sabedoria e erudição!!!!!! kkkkkkkkkkkkk
    e o Alckmin que afirma que em SP não há o crime organizado, e que não faltará água em SP?!
    sendo que é super fácil e a civilização já domina a estocagem / represamento das águas!!!!
    e o FHC que fala qualquer bosta depois pede pra se esqueça?!
    alguns só repetem a Folha, Veja, Globo e pasmem... o Bolsonaro!
    e só sabem repetir essa coisa profunda "vai pra Cuba, cara de melão!"
    kkkkkk riu litros e litros!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom mesmo é ser esquerda no mundo capitalista! Vai pra Cuba que os pariu! (Pra fugir do clichê).

      Excluir
  21. Pra que melhor estoque de vento do que a cabeça do eleitorado brasileiro? :P

    ResponderExcluir
  22. Tantos pseudo intelectuais, um deles aqui chama a senhora Dilma de "Anta". so um idiota chamaria uma mulhe que passando pior tudo que ela passou, detem a presidencia em seu segundo mandata. O coleto ou é idiota OU é machista para chamar a Dilam Roussef de "Anta". pesquisem, pesudo intelectuais que amarram nosso pais cada vez mais no terceiro mundo. Somos o que somos por causa de gente pequena como voces.
    http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2885198-EI8278,00-Noruega+cria+metodo+limpo+para+estocar+energia+eolica.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oh Jovem sabichão , sim a Dilma é uma Anta . e você tambem.
      Não se estoca vento. , no caso do seu link se lê estocar toda a ENERGIA gerada pelo vento
      e não estocar o vento .

      Excluir
    2. Alguém que nem coragem tem de assinar não é digno, simples assim.

      Excluir
  23. Aos Pseudo Intelectuais, inumeros que aqui se manifestam, um deles aqui chama a senhora Dilma de "Anta". so um idiota chamaria uma mulher, que passando por tudo que ela passou, detem a presidencia em seu segundo mandato de "anta".
    O comentarista ou é Idiota OU é Machista, para chamar uma pessoa como a Sra Dilma Roussef de "Anta". Pesquisem, seus pseudo intelectuais do terceiro mundo, voces que se achando "intelectuais" amarram o desenvolvimento do Pais. Somos o terceiro mundo por causa de gente pequena como voces.

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2885198-EI8278,00-Noruega+cria+metodo+limpo+para+estocar+energia+eolica.html

    ResponderExcluir
  24. http://www.awea.org/Issues/Content.aspx?ItemNumber=5452
    Os que chamam a presidente do pais de "anta", porventura sabem ler em ingles?

    ResponderExcluir
  25. Desculpa ae André ANDROID, mas vc nunca foi petista!

    ResponderExcluir
  26. Se você tivesse lido o trabalho, e não o HowThingsWorks de 2008, veria que o projeto não deu certo.
    E mesmo se tivesse dado, não era armazenamento de vento, por que, por Deus, ISSO NÃO EXISTE.
    O ar seria comprimido, por um compressor elétrico, pra uso posterior. Tecnologia que já existe a muito tempo.
    Segue ai o texto na integra, leia-o e pare de escrever merdas, assim você fica parecendo a anta.

    http://www.sandia.gov/ess/publications/120388.pdf
    http://midwestenergynews.com/2012/01/19/scrapped-iowa-project-leaves-energy-storage-lessons/

    ResponderExcluir
  27. Perguntado a um pescador de onde vinha o vento,este respondeu.
    "De onde vem não sei,mas venha de onde vier sei como usá-lo".
    Alguns aí deveriam abrir a janela,pegar um ventinho da tarde.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Matéria feita ou por leigo ou por alguém de má-fé... Esse compressor não utiliza o vento da Energia Eólica, somente a energia elétrica (que poderia ser de qualquer fonte). Pois bem, o que essa planta de energia faz é comprimir o ar e armazenar em rocha porosa e depois utilizar o oxigênio do ar como comburente para alimentar uma turbina. A energia eólica nesse desenho está sendo utilizada da mesma forma como estamos acostumados a ver. A Dilma falou bobagem mesmo e olhe que ela já foi ministra das minas e energia...

    ResponderExcluir
  30. PS: não votei na Dilma e "acho o pedido de impeachment uma palhaçada."
    esses 2 tri não pega nada. tdo palhaçada

    ResponderExcluir
  31. então dentro dessa 'rochas' deve ter uma ventania , um vendaval do caramba. prefiro ficar rindo da anta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAIS UM FACISTA!!!

      LEIAM ADORNO PARA ENTENDER PORQUE VOCÊS SÃO FASCISTAS!!!

      Excluir
    2. Mais um covarde que não tem coragem de assinar.

      Excluir
  32. Naum adianta, o negocio da macharada tupiniquim é chamar a presidente de "anta". Os machistazinhos tupiniquin (muito "parceiraços" pros amigos no boteco,mas que xingam a mulher em casa e outras mulheres nas redes, quando nao esbofeteam em eventos) sequer se dão ao trabalho de pesquisar de dar um google 'é possivel armazenar energia eólica?" naum se dão nem ao trabalho. Desonestidade intelectual aqui, é pouco

    ResponderExcluir
  33. Uma besteira discutir se o que ela disse é possível ou não. O fato é que não se representa uma nação perante o mundo inteiro falando sobre coisas das quais você não tem ideia. Ainda mais quando sabidamente não se é um bom orador.

    ResponderExcluir
  34. Tem gente que defende a ideia da Acéfala
    Estocar vento não existe , estocar AR seria a ideia né

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. CARO AUTOR DO BLOG, FAÇA UMA MATÉRIA SOBRE FASCISMO POR UM PONTO DE VISTA DE ADORNO E FREUD, PORQUE AQUI TA REPLETO DELES!!

    ResponderExcluir
  37. Peraí... então a tecnologia já existe e a piada é que a Dilma foi até a ONU dizer que essa tecnologia ainda não existe. Citando a presidenta:

    “Dando um outro exemplo: até agora, a energia hidrelétrica é a mais barata, em termos do que ela dura com a manutenção e também pelo fato da água ser gratuita e da gente poder estocar. O vento podia ser isso também, mas você não conseguiu ainda tecnologia para estocar vento”.

    Ouch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí! HAUAHAHA
      Existe tanto o CONCEITO de "armazenar vento", como o de "ar líquido", acho que já avisaram a ela do segundo

      Excluir
  38. O impeachment era palhaçada até o TCU reprovar as contas do governo. Agora meu compadre, isso passa a ser realidade. Lei é lei e se não for aplicada acabem com ela. E assim continuaremos com nosso costume de sermos o país mais ridículo do mundo em questão e aplicabilidade e legislação.

    ResponderExcluir
  39. Bom saber que o projeto existe e que NÃO É VIÁVEL já que utiliza combustível para ligar os compressores de ar e "armazenar" o ar no arenito. Porém vejo utilidade quando toda a energia necessária for retirada do próprio sistema (sustentável) e tiver baixo valor de produção e manutenção com grande geração de energia.

    ResponderExcluir
  40. VOTEI NA DILMA E QUERO QUE DEUS ME LIVRE DELA... SUJEITINHA LAZARENTA!

    TUDO BEM, EU VI A IDEIA DO SENHOR Steve Knudsen, MAS... FUNCIONA MESMO? SAIU DO PAPEL?

    AFINAL DE CONTAS, A TAL USINA ESTA FUNCIONANDO COMO DISSERAM QUE ESTARIA MESMO?

    ResponderExcluir
  41. Kcete, como eh patetico ver pessoas tentando defender a burrice que a Dilma falou. O proprio autor deste texto deveria ter ao menos lido o artigo antes de escrever isso. O que eles estocam eh AR COMPRIMIDO. Isso eh COMPLETAMENTE diferente de vento.

    ResponderExcluir
  42. Parceiro, não me leve a mal, mas essa tecnologia é velha. Eu já trabalhei com Ar comprimido através de compressores e ampolas de ar. Se foi isso que quis dizer, não salva a mesma da galhofa que ela falou rsrsrsrsrsrsrsrsrs Ela falou em inédita tecnologia. kkkkkkkkkkk Sabe onde tem isso??? Em qualquer borracheiro rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  43. Ar comprimido não é corrente de vento. Até com o vento parado tem ar e não vento.

    ResponderExcluir
  44. Não é de graça hein!!! Tem alto custo como manutenção de compressores de ar, Turbinas e geradores.
    Ar comprimido e não vento. Mesmo assim o ar comprimido tem umidade do ar que se não for constantemente drenado, jogaria água dentro das turbinas e provocaria grande avaria nas máquinas.

    ResponderExcluir
  45. http://www.crea-se.org.br/energias-renovaveis-sao-armazenadas-em-ar-liquido/

    ResponderExcluir
  46. A ignorância está no tempo perdido com novela e futebol. Por mais errado que seja o comentário de qualquer político seria bom parar e pensar se somos maiorais em conhecimento.

    ResponderExcluir
  47. Vento é ar em movimento, escoamento de um fluido! Esses projetos das fontes supracitadas não armazenam vento!!!! Usam a energia eólica para ativa um compressor de ar para, por sua vez, armazenar AR COMPRIMIDO em câmaras naturais subterrâneas, para depois, devido a alguma pressão relativamente alta, escoar por tubos até acionar uma turbina geradora de eletricidade!

    Se essa vergonha de presidente tivesse mencionado simplesmente "um meio mais eficiente de armazenar a energia eólica", teria sido feliz na pronuncia, ao invés de alvo de chacota!

    BURRO é quem teima em falar sobre um assunto que não conhece unicamente pra defender essa pessoa que infelizmente representa meu País.

    ResponderExcluir
  48. Vento é ar em movimento, escoamento de um fluido! Esses projetos das fontes supracitadas não armazenam vento!!!! Usam a energia eólica para ativa um compressor de ar para, por sua vez, armazenar AR COMPRIMIDO em câmaras naturais subterrâneas, para depois, devido a alguma pressão relativamente alta, escoar por tubos até acionar uma turbina geradora de eletricidade!

    Se essa vergonha de presidente tivesse mencionado simplesmente "um meio mais eficiente de armazenar a energia eólica", teria sido feliz na pronuncia, ao invés de alvo de chacota!

    BURRO é quem teima em falar sobre um assunto que não conhece unicamente pra defender essa pessoa que infelizmente representa meu País.

    ResponderExcluir
  49. Galera, não se estoca vento e sim ar. A tecnologia existe e é usada na Alemanha e no Alabama (EUA). Entre tantas coisas para se fazer energia no nosso país, usamos sempre a mais barata e mais fácil de desviar grana q é a construção civil. Mas se o país tivesse investido nesta última década em Usina Eólicas, já teríamos superado em muito a crise energética. E se isto tivesse acontecido, não teríamos nenhuma Usina Eólica aqui com acondicionamento (não estocagem) de ar comprimido (não vento, q seria um fenômeno atmosférico de deslocamento livre da atmosfera). Porque? Porque teríamos q usar áreas do subsolo com porosidade suficiente para tal. Nas 2 únicas usinas destas q existem no mundo, uma estoca em cavernas (tuneis) de carvão (Alemanha) a outra em solo salínico (sem água). Aqui no nosso país, onde é berço da água mundial, imagine colocar Ar comprimido, não vento, no subsolo pra depois girar as turbinas quando for necessário uma maior demanda! Imagine agora q para guardar este Ar, teremos q retirar a água. Aqui no Brasil, água no subsolo temos de mais e chamamos de aquíferos, O maior aquífero do mundo, está sobre nós agora, o Aquífero Guarani, q é o berço de todas as nossas nascentes do país na região sudeste até o pantanal. Imagine a seca q se dará se acabarmos com este patrimônio natural para simplesmente guardar Ar comprimido para girar turbinas?? Para se ter ideia, imagine a área no subsolo q vai daqui Divinopolis Mg até Itaúna. É o tamanho da área de uma destas usinas. Se guardamos ar sobre o solo aq, todas as nascentes iriam dar uma bela acelerada e se movimentar para os leitos dos rios e córregos voltando a fluir turbinantemente... mas, num determinado momento depois de meses, todas iriam começar a secar devido a não terem mais o fluxo natural já q o espaço estaria tomado por ar. Agora imagine sobre todos estes estados? Se for para desenvolver a tecnologia aqui, se funcionar mesmo devido ao tipo de solo e o q temos nele, se for, vai ser uma catástrofe nacional com o findamento de todo o estoque de água subterrâneo nacional de nosso Aquífero. Viraríamos desertos rapidinho. Valeria a pena "estocar ar" ? Isto na imaginação de q iria dar certo, que o solo não se romperia em deslocamentos subterrâneos como no nordeste com terremotos regionalizados porque iria virar uma bolsa de ar q sendo esvaziada, poderia desmoronar! Agora pense outra coisa... se nas represas a água sempre jorra, e muitas dela é desviada na barragem para q o rio não seque e flua, e quando à chuvas elas são até liberadas por comportas; Se isto acontece é porque não dá pra estocar água nas represas sem ter q liberar uma quantidade. Para a usina eólica, tb não tem q pensar q parte do vento se "perde" indo embora no Vento do dia ou da noite... o precisaria é de mais transformadores e baterias para acumular, estocar, energia... Mas pq o país não coloca sobre cada morro de mais de 1000m uma usina Eólica? Pq as torres são definidas e dá pra se contar e comprovar qto foi gasto nas construções, o q não é possível fazer para conferir qto de ferro, areia, cimento etc na construção das barragens. Não dá para desviar muito dinheiro e conferir na construção o q se fez. Daí não é viável? Ou não é aconcelhavel p quem gosta de corrupção? Nosso país e fera nisto! E para terminar: Não tem como estocar vento... foi mais uma fala grotesca de nosso representante q faz os europeus rirem e agora o povo tb q cansou! Dá para se colocar Ar comprimido, assim como se faz com os extintores mas em grandes áreas subterrâneas.... mas tem que ser numa região salínica ou desértica, ou talvez pudessem guardar até mesmo nos bolsões de petróleo q se esvaziam... mas não dá pra retirar a água do solo poroso p se colocar ar nele. É daí q se ri desta pessoa q atropela tudo como se não fosse uma representante nacional q tupica nas palavras qdo abre a boca... e o povo ri mesmo. A gente ri de nós qdo erramos as falas nas festas, imagine qdo se tupica nos grandes encontros políticos...

    ResponderExcluir
  50. Acho que o autor deste post e muitos outros aqui deveriam pensar sobre o que é VENTO, antes de escrever qualquer bobagem.

    ResponderExcluir
  51. Muitos falam ,mas nem todos realmente conhecem como funciona o Sistema eolico de geracao de energia, na verdade e' bem simples, a turbina eolica faz girar 1 gerador e a energia gerada pode ser armazenada em baterias que somadas fazem a interligacao transferindo para a rede, e' bem similar ao Sistema solar de estocagem da energia gerada, tudo vai primeiro para 1 Sistema de baterias que pode ser usado ou transferido pra rede...

    ResponderExcluir
  52. Na verdade não se pode estocar vento e para se produzir ar-comprimido se gasta energia. O que a apocalíptica falou não tem nenhum sentido e qualquer tentativa de defendê-la é igualmente ridícula. O que os petistas consideram ódio é apenas uma livre manifestação contra a trupe de bandidos que se apossou do país. O que mais estranho é que um pequeno percentual de pessoas cerram seus olhos para defender o indefensável. O pt é nocivo ao país e ponto! Essa é a razão que a maioria quer um impeachment da energúmena.

    ResponderExcluir
  53. Cara, para com isso. Não se estoca vento. Aí fala de compressão de Ar. Você acumula moléculas de oxigênio em grande pressão. A água em movimento é uma corrente, o que gera energia hidráulica é o movimento da água escoando até uma queda em gravidade que move uma turbinas. A energia eólica é movida pelo movimento do ar (Conhecido como vento) que gira hastes presa a um rotor. Falar em Vento é a mesma coisa que falar em correnteza, só que um é ar em movimento e outra água. Não proteja cara, isso é feio, não seja cego na sua posição política e proteger o que está errado. Não seja um Xiita radical. Ela errou, ponto

    ResponderExcluir
  54. Cara, para com isso. Não se estoca vento. Aí fala de compressão de Ar. Você acumula moléculas de oxigênio em grande pressão. A água em movimento é uma corrente, o que gera energia hidráulica é o movimento da água escoando até uma queda em gravidade que move uma turbinas. A energia eólica é movida pelo movimento do ar (Conhecido como vento) que gira hastes presa a um rotor. Falar em Vento é a mesma coisa que falar em correnteza, só que um é ar em movimento e outra água. Não proteja cara, isso é feio, não seja cego na sua posição política e proteger o que está errado. Não seja um Xiita radical. Ela errou, ponto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moléculas de oxigênio foi forte hein? Quer dizer que quando você comprime ar obtém moléculas de oxigênio? Todos sábios por aqui.

      Excluir
  55. Na minha humilde compreensão... AR é uma coisa VENTO é outra bem diferente. o estudo diz q o excesso de vento vai atuar um compressor que vai estocar o ar na rocha! Ou seja nada mais que um compressor de ar. O proprio desenho não mostra uma tubulação captando vendo e levando pro subterraneo, mostra uma linha de força entre as helices e o compressor, nada mais.

    ResponderExcluir
  56. Quem é a ANTA ? A presidente (já que presidenta é um escárnio e um assassinato da linda língua portuguesa) ou idiotas que não sabem distinguir entre uma pesquisa cientifica e um devaneio ? Ou a ANTA que não sabe a diferença de ar e vento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o ar comprimido, em movimento, saindo do local onde está estocado para movimentar as turbinas é o quê? hahaha

      Excluir
  57. E é esse o país que ela representa, a 'pátria educadora' que forma analfabeto funcionais que não sabem, mais do que ler, pensar.

    Mas não falta só Aristóteles para esse povo ignorante, falta o básico.
    Não é lógica fundamental o que se faz necessário com mais urgência, é o simples ato de prestar atenção na realidade, no que cerca essas mentes contaminadas por décadas de esquerdismo nas escolas.

    Como se pode admitir que uma discussão dessas exista? Isso tudo é tão bizarro que dá dó ver tanta gente se esforçando para esclarecer aquilo que não pode ser esclarecido. Gente burra é burra por um motivo: não importa o quanto se explique algo, ELES NÃO SÃO CAPAZES DE ENTENDER.

    Se você ouve de alguém que um conceito que implica movimento pode ser subvertido em estagnação já não é mais possível argumentar. É como dizer que se pode guardar mordidas de cachorro, beijos, socos, enfim. Antes fosse figura de linguagem, poesia. Mas é mais grave...

    E ainda ficam tergiversando, procurando um 'duplo twist carpado hermenêutico' que justifique algo injustificável. Fingindo que ar comprimido e vento é a mesma coisa, que estocar energia é o mesmo que estocar sua força motriz, enfim.

    É um país triste num mundo triste. Onde se ensinou o uso de letrinhas, mas jamais o uso do pensamento.

    Bom, esse é o nível do debate público no Brasil, PESSOAS TENTANDO DEMONSTRAR QUE SE PODE ESTOCAR VENTO!

    Jesus...

    ResponderExcluir
  58. Rapaz. Me envergonha ver que tu é estudante de Eng. Elétrica e não sabe a diferença de AR e VENTO.
    Meus parabens amigão.

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. http://www.e-farsas.com/afinal-e-possivel-se-estocar-o-vento.html

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. Só digo uma coisa se é impossível armazenar vento como uma bexiga fica cheia?
    Tirando outros elementos como água,terra etc...
    Reflita antes de dizer algo.

    ResponderExcluir
  63. Interessante como os acessores da presidente conseguiram o que queriam. Está todo o mundo falando da besteira de estocar vento ao invés do impeachment e dos furtos do dinheiro público. Conseguiram mudar o foco. Qual vai ser a próxima jogada?

    ResponderExcluir
  64. Interessante como os acessores da presidente conseguiram o que queriam. Está todo o mundo falando da besteira de estocar vento ao invés do impeachment e dos furtos do dinheiro público. Conseguiram mudar o foco. Qual vai ser a próxima jogada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, realmente! A pátria educadora: uma das últimas colocadas na matemática, últimas colocadas no domínio da língua pátria, zero em mapeamento e cartografia, ciências em decadência... e todos sendo aprovados por mérito apenas em frequência, um bando de semi-analfabetos sendo jogados ano após ano no próximo ciclo de ensino, despejando no país anualmente muitas centenas de analfabetos funcionais, q acreditam q sabem ler mas não sabem interpretar... e a Pátria Educadora consegue o q quer... a imbecilidade da nação! quase 2 gerações: uma começando agora a estudar e outra saindo para as faculdades. Faculdades tendo q fazer grupos de alunos públicos com defasagens graves tendo q fazer cursos de nivelação nos sábados... profissionais q saem com baixa qualidade e não conseguem se manter na profissão e acabam trabalhando em áreas muito diferentes q estudaram, bolsas sendo cortadas agora e inclusive até para Doutorado estão suspensas p ano q vem. Apenas continuarão aquelas q já estão, comprometendo a continuidade de pesquisas e formações. Uma nação é avaliada e definida importante na educação pelos Mestres, Doutores e Pós-doutorados que se formam... mas aq está tudo bem... a burrocracia está controlada para q quase ninguém saiba como abrir a boca e se movimentar para lutar pelos direitos... aguardem mas uma década e estaremos sendo socialistas, controlados e sem saber como reagir. Até lá vamos discutindo besteiras, falando sobre telejornais de receitas, curtindo banalidades no face e amando aqueles palavrões e brigas das telenovelas... tudo como a governancia quer para uma população inútil! A não ser pra manter todos nivelados abaixo e achando q as bolsas e auxílios estão deixando todos muito bem, obrigado. E aliás morando em casebres de 3 cômodos sem condição de terreno para expandir os sonhos limitados...

      Excluir
  65. Interessante como os acessores da presidente conseguiram o que queriam. Está todo o mundo falando da besteira de estocar vento ao invés do impeachment e dos furtos do dinheiro público. Conseguiram mudar o foco. Qual vai ser a próxima jogada?

    ResponderExcluir
  66. EU TAMBÉM ACHEI ABSURDA A IDEIA DE ESTOCAR VENTO. AGORA COM ESSA INFORMAÇÃO PEÇO DESCULPA PELA CRÍTICA.
    ENTRETANTO HA TANTA COISA MAIS SIMPLES A SER FEITA, QUE, SERIA RAZOÁVEL COMEÇAR POR ELAS, COMO: APROVEITAR O ESTOQUE DE COMIDA DESCARTADA PELOS BRASILEIROS, PARA ALIMENTAR OS QUE NÃO TEM. FAZER ESTUDO E DIVULGAR OS RESULTADOS. ENTÃO PENSAR NA FORMA DE COLETAR E DISTRIBUIR.

    ResponderExcluir
  67. Agora falta inventar uma lenda urbana pra justificar as contas reprovadas pelo TCU

    http://www.e-farsas.com/afinal-e-possivel-se-estocar-o-vento.html

    ResponderExcluir
  68. Povo ignorante da desgraça. Não estão vendo que foi feito uma pesquisa e mostrou-se inviável.
    Está ai o link para esses cambadas de burros verem. http://www.e-farsas.com/afinal-e-possivel-se-estocar-o-vento.html.
    Povinho burro da miséria.

    ResponderExcluir
  69. A tentativa de defender esta mais uma asnice de ARMAZENAR VENTO que a Dilma disse, trazendo uma planta eólica hibrida conceitual, que na verdade não nada haver com o que ela disse, mas mesmo esta "solução" que "prova que a Dilma tinha razão" NÃO DEU CERTO

    vide: http://www.naylornetwork.com/app-ppw/articles/index-v2.asp?aid=166176&issueID=23314

    ResponderExcluir
  70. Uau, pelo raciocínio dos gênios aí em cima, é errado dizer tbm q se armazena energia elétrica numa bateria, pois entra entra como corrente elétrica, é armazenada como potencial quimico e sai depois como corrente elétrica. Ora, o fluxo d ar entra como o vento, vira potencial mecânico como ar comprimido e sai como fluxo d ar, um tipo d vento. É, os coxinhas matavam mesmo aula no ensino médio...hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! O que a 'ideologia' não faz pela miséria intelectual humana???
      Pelo 'gênio' Helio Santos, não existe energia potencial elétrica (https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_potencial_el%C3%A9trica), mas sim 'VENTO POTENCIAL ARMAZENADO'.

      Até onde se pode chegar, quão baixo intelectualmente se pode descer para defender o indefensável?
      Bom, é fácil entender: quando um cidadão atrela às críticas à uma asneira, asneira essa proferida por uma pessoa representante de uma dada esfera ideológica, a um determinado grupo - por ele rotulado de coxinhas -, não podemos esperar muito mesmo.

      Porque, traduzindo para um português que os 'esquerdinhas' entendem, já que é nesse nível que o cidadão quer pseudo-argumentar, quando um idiota de direita fala uma burrice, não é a esquerda que proclama isso como burrice, é a lógica! E vice-versa.

      E outra coisa 'nenhum fluxo de ar entra como vento' em nada. Eu não preciso de vento para armazenar ar e comprimi-lo. Acho que o amigo não leu o artigo sobre a tecnologia em questão - ou ao menos não o entendeu. O vento só é a força motriz para se gerar a energia que acionará os compressores de ar. Não é o caso de os cientistas estarem com saquinhos plásticos num descampando aproveitando o vento para capturá-lo e depois comprimi-lo!!! É apenas um sistema, ainda em desenvolvimento, que aproveita a estrutura das usinas eólicas para comprimir ar. Mas não o mesmo ar que gira as pás do gerador.

      Parafraseando, mais uma vez, 'É, os esquerdopatas matavam mesmo aula no ensino médio...hehehe'

      Ou aprenderam direitinho com os professores de esquerdas o cinismo, o desrespeito pela verdade, a arte de tergiversar, de escapar pela tangente, de justificar o injustificável, de extrair bônus do ônus numa cara de pau assustadora.

      Faça um favor a si mesmo e à faculdade humana da razão: armazene suas bobagens potencias na sua cabeça. É uma tarefa mais fácil do que armazenar vento, amigo...

      Excluir
  71. Agora, se o experimento funcionou ou não, é outra coisa. Aliás, no discurso a presidente fala q ainda nao é possível...

    ResponderExcluir
  72. Agora, se o experimento funcionou ou não, é outra coisa. Aliás, no discurso a presidente fala q ainda nao é possível...

    ResponderExcluir
  73. Uau, pelo raciocínio dos gênios aí em cima, é errado dizer tbm q se armazena energia elétrica numa bateria, pois entra entra como corrente elétrica, é armazenada como potencial quimico e sai depois como corrente elétrica. Ora, o fluxo d ar entra como o vento, vira potencial mecânico como ar comprimido e sai como fluxo d ar, um tipo d vento. É, os coxinhas matavam mesmo aula no ensino médio...hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! O que a 'ideologia' não faz pela miséria intelectual humana???
      Pelo 'gênio' Helio Santos, não existe energia potencial elétrica (https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_potencial_el%C3%A9trica), mas sim 'VENTO POTENCIAL ARMAZENADO'.

      Até onde se pode chegar, quão baixo intelectualmente se pode descer para defender o indefensável?
      Bom, é fácil entender: quando um cidadão atrela às críticas à uma asneira, asneira essa proferida por uma pessoa representante de uma dada esfera ideológica, a um determinado grupo - por ele rotulado de coxinhas -, não podemos esperar muito mesmo.

      Porque, traduzindo para um português que os 'esquerdinhas' entendem, já que é nesse nível que o cidadão quer pseudo-argumentar, quando um idiota de direita fala uma burrice, não é a esquerda que proclama isso como burrice, é a lógica! E vice-versa.

      E outra coisa 'nenhum fluxo de ar entra como vento' em nada. Eu não preciso de vento para armazenar ar e comprimi-lo. Acho que o amigo não leu o artigo sobre a tecnologia em questão - ou ao menos não o entendeu. O vento só é a força motriz para se gerar a energia que acionará os compressores de ar. Não é o caso de os cientistas estarem com saquinhos plásticos num descampando aproveitando o vento para capturá-lo e depois comprimi-lo!!! É apenas um sistema, ainda em desenvolvimento, que aproveita a estrutura das usinas eólicas para comprimir ar. Mas não o mesmo ar que gira as pás do gerador.

      Parafraseando, mais uma vez, 'É, os esquerdopatas matavam mesmo aula no ensino médio...hehehe'

      Ou aprenderam direitinho com os professores de esquerdas o cinismo, o desrespeito pela verdade, a arte de tergiversar, de escapar pela tangente, de justificar o injustificável, de extrair bônus do ônus numa cara de pau assustadora.

      Faça um favor a si mesmo e à faculdade humana da razão: armazene suas bobagens potenciais na sua cabeça. É uma tarefa mais fácil do que armazenar vento, amigo...

      Excluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. É essa a tentativa de aliviar tamanha estupidez? Patético! Se ao menos ela soubesse do que estava falando haveria uma pequena chance de se safar, mas fica difícil com alguém com o currículo como o dela (mulher sapiens, dentrifício...). Por favor parem de tentar defender o indefensável!

    ResponderExcluir
  76. Parem de ficar tentando defender essa lunática de qualquer jeito. Estao confundindo alhos com bugalhos. Esta ficando feio isso. Aceitem que é mais fácil. Deveriam aproveitar essa militancia e fazer um acordo com ela para que pare de falar. Qto mais ela fala mais piora a situação. Se ajudem!!

    ResponderExcluir
  77. Essa tecnologia foi dada como INVIÁVEL a alguns anos... Por favor, querem defender a presidentA ? ajudem ela a comprar revistas científicas mais recentes, pois, o corte no dinheiro da educação e pesquisa está fazendo falta...

    http://www.naylornetwork.com/app-ppw/articles/index-v2.asp?aid=166176&issueID=23314

    ResponderExcluir
  78. Falar de coisas esdrúxulas atrai o povo. Marketing barato e bem apropriado para chamar a atenção. "Falem mal mas falem de mim."

    ResponderExcluir
  79. Para quem não sabe é possível estocar energia eólica: faça a pesquisa no Google com: "Ilha Energia Limpa" (ilha espanhola El Hierro, no arquipélago das Canárias)

    ResponderExcluir
  80. Só acho que ela deveria ter se preparado mais, ou simplesmente ter se mantido no discurso que estava escrito.

    ResponderExcluir
  81. Na hora ela ficou com dúvida e falou de forma popular e sem conhecimento de causa.
    Aliás como todos aqui, inclusive eu. Que achava impossível, mas agora sei que é possível mas com viabilidade questionável. Assim como é para a energia solar. Mas, quem sabe um dia possa ser viável!
    De qualquer forma é sempre melhor ter mais respeito e humildade do que achar que sabe de tudo.
    Agora pensando logicamente: Não seria interessante aproveitar o excesso de vento (parque eólico maior do que a demanda) para mover um compressor e bombear água de volta para um lugar alto e assim poder mover as turbinas hidrelétricas? sistema hibrido.

    ResponderExcluir
  82. A expressão vento foi infeliz.
    Porém a presidente costuma usar palavreados populares para "facilitar" a compreensão, com o ônus de comprometer o significado.
    Alias como muitos de nós fazemos no dia a dia, certo?
    Claro que num discurso oficial ela deveria ter se mantido no que estava escrito! Mas fazer o que!
    Ela atirou no que viu, e acertou no que não viu, ou não!
    Site interessante sobre a tecnologia:
    http://operamundi.uol.com.br/conteudo/samuel/41934/dilma+esta+errada+por+querer+estocar+vento+para+cientistas+britanicos+nao.shtml

    ResponderExcluir
  83. Gente não sei pq vcs agem com grosseria com o próximo, todos temos opiniões e querendo ou não elas são diferente. Ninguém pensa igual.
    Esse projeto é uma boa, mas vcs acham q o governo vai investir em uma tecnologia q não vai render muito? Provavelmente não!
    Oque sempre ganha é oque paga mais.
    Governo é esperto, o PT é muito esperto!
    Não julgue as pessoas q criticam isso pq olha o tema " estocar vento" o governo é ótimo em roubar não em dar educação, se tivessem posto "estocar energia eólica" provavelmente o povo iria entender mais. Mas a uma grande parte é ignorante, por isso que não é bom ser grosso. Vamos ser educados!

    ResponderExcluir
  84. Sim, existiu um projeto de armazenamento e tals, com um consórcio de empresas norte-americano, reunidas no Iowa Stored Energy Park, de 2007 á 2012,que acabou nao dando certo e quando o projeto foi cancelado, o consórcio já havia usado U$8 milhões dos $400 milhões previstos para a sua realização e, só para não ficar no prejuízo, lançou um site chamado Lições de Lowa com os erros e acertos desses estudos (que se mostrou inviável).

    ResponderExcluir
  85. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  86. Como já falaram em outro comentários aqui... existiu um projeto para estocar vento? SIM. Mas o que a nossa queridissima estava se referindo era a estocagem de "vento" para transformar em energia, o que não seria viável. Quer estocar "vento" com a finalidade de transformar em energia? (http://www.e-farsas.com/afinal-e-possivel-se-estocar-o-vento.html) não deu certo...

    ResponderExcluir
  87. Caracas! Assisti o vídeo e fui lendo os comentários. Muita gente criticando quem defende o discurso, chamando de "Dilmista" etc. Não entendo o motivo de tantos ataques, pois no vídeo, a própria Dilma diz: "Não existe ainda uma forma de estocar vento", e posteriormente ela cita uma HIPÓTESE " a contribuição dos outros países seja criar uma tecnologia na eólica capaz de estocar. <--" Ela não chegou nem dizer "vento" no final, ela disse apenas "Na eólica Ter uma forma de você estocar ". Agora volte ao tempo de ensino fundamental, e compare esses estudos e projetos sobre esse tema, que ainda não foi alcançado com sucesso, com a época em que acreditavam que a terra era quadrada por exemplo, e quando alguém disse que era redonda, foi duramente perseguido. Hoje sabemos que essa perseguição foi injusta, pois o camarada que saiu por ai gritando que a terra era redonda, estava correto. Por tanto, se deu certo ou não, se estão estudando, se estão acreditando nesta hipótese e ela seria valiosa para nós, torça pra dar certo, para que seja verdade, ao invés de ficar tetando jogar para trás, querendo humilhar, apenas para elevar seu ego e provar que seu raciocínio se sobressai aos demais. Paz galera. Se isso vai existir um dia, eu não sei. Mas se for bom para nós, torço para que dê certo, ainda que seja uma loucura!

    ResponderExcluir