Dicionário, um belo prepotente?

Não espere encontrar nos dicionários os verdadeiros significados que algumas palavras têm na vida.

A palavra é um dos reflexos da língua, do que pode significar. O dicionário faz uma tradução deste significado, portanto podem haver brechas, falhas e faltas como retrata uma famosa expressão italiana: “Toda tradução é uma traição”, assim sendo, toda palavra definida está sujeita a trair o sentido, dicionariamente falando.


A palavra prepotência é um exemplo disso, vou usá-la.

Prepotente [Do lat. praepotente.]
1.Muito poderoso ou influente.
2.Que abusa do poder ou da autoridade; opressivo, despótico, tirânico.
3.Que revela prepotência; próprio de quem é prepotente.

Peço licença ao dicionário e associarei prepotente com preocupar. Não cabe a mim estudar a morfologia nem etimologia destas. Estes estudos são importantíssimos, porém não encaixam às minhas necessidades filosóficas atuais.

Preocupar
1.Prender a atenção de; absorver.
2.Causar preocupação ou inquietação a; tornar inquieto, apreensivo; dar cuidado a; inquietar, impressionar.
3.Ter preocupação; inquietar-se, impressionar-se.

Neste caso, aceito a proximidade do que esta palavra assume em sua análise simples: pré-ocupar. O que não acontece com a palavra prepotente, que ficaria assim: pré-potente.

Ao lembrar de prepotência o dicionário assume a tendência corriqueira do uso, cumprindo seu papel. Associa a adjetivos fortes e negativos como opressivo, despótico, tirânico. Vale ressaltar que a palavra é de quem recebe, portanto, tenho todo o direito de fazer o que farei a seguir (risos).

Já havia em mim uma decepção com o dicionário (aqui), e, a partir de uma busca interna e individual, a palavra prepotência aparece junto com arrogância, soberba e orgulho em demasia. Outra decepção, oh falível memória. Decepcionei-me com o dicionário e com a cultura onde vivo, pois me influenciou tanto a absorver esses conceitos sem que, dessa forma, se olhe o lado positivo que há, pois sempre existe.

Hoje a palavra prepotência, pra mim, também ganha a possibilidade de estar associada com insistência, busca por forças internas, individualismo, gana, garra. É o pensar ter uma potência sem necessariamente (ainda) ter, e acreditar nisso, em determinados casos, pode ser um combustível para a resiliência e o (r)evolutivo – características positivas e válidas como qualidades de um ser.

Então, assim, hoje esta palavra ganhou um significado esclarecedor pra mim. Detectar a prepotência não é necessariamente assumir estados negativistas e/ou de autopunição. Pode ser também trazer pra si o gatilho da mudança. Louco, né?

Pode ser enxergar como determinados comportamentos e crenças influenciam na perpetuação de um modelo ineficaz. Pode ser enxergar no outro e em si uma propulsão positiva; mesmo que o outro (ou eu e você) estejamos "arrogantes", "soberbos", "orgulhosos", ou simplesmente queiramos carregar o mundo nas costas. O medo de errar, de pedir ajuda e encarar a humildade existe, entender as causas variam de caso a caso.

Agora ampliando um pouco mais, quando alguém estufa o peito e diz: “eu estou sou prepotente”, pode não significar o que os dicionários dizem. Essa afirmação em alto e bom som pode mostrar ao mundo uma vontade de fazer diferente, fazer mais e que há uma tentativa na busca da humildade, mesmo que velada. Inconscientemente pode ser um pedido de ajuda, um jogar a toalha depois de tanto lutar, uma busca por forças e ajudas externas, e assim, mostrar que é falho, que erra e é humano, sem verbalizar nada disso.

Quando você enxergar a prepotência em alguém, lembre desse texto. Eu, como um belo prepotente que sou; sei o quanto essa nova visão pode ajudar a compreender e amar o próximo. Desejo muita prepotência benéfica aos corações de todos e vamos lembrar: prepotência nem sempre é sinônimo de arrogância.

5 comentários:

  1. caraca, parabéns ao criador desse texto, realmente ficou muito foda ^^

    ResponderExcluir
  2. O dicionário não é uma autoridade para definir uma palavra. O dicionário oferece a partir de definições (possíveis), interpretações dada perspectivas de compreensão de uma palavra.

    ResponderExcluir