Usar Software Livre e ser do Software Livre é totalmente diferente.

Reflexão excelentíssima feita por @cadunico no grupo da Latinoware no Telegram
Seu site: cadunico.art.br
Seu canal do YouTube: youtube.com/c/cadunicomail/

---

Realmente está voltando aqueles "novos usuários" que ficam comparando Software Livre com software proprietários, querendo a mesma metodologia de trabalho em ambos.

Fonte: institucional.anchieta.br

Sempre me pergunto se um dia uma grande fabricante de suítes criativas mudasse radicalmente sua interface e sua metodologia de execução, se os usuários iriam fazer pontuações? Ah! Isto já ocorreu! Sem se quer uma justificativa para seus consumidores. Alguém pontuou? Reclamou? NÃO! Aceitaram como cordeiros! Engoliram o caldo azedo e ainda agradeceram!

Agora quando a coisa acontece com Software Livre, mais conhecido por estes indivíduos como "software grátis", eles viram especialistas! Super designers de interface e projeto! Pontuam, comparam e apontam sem qualquer pudor! Sempre referenciando o software proprietário como um "norte" a ser seguido!

Conversando ontem com João Bueno ele digitou a frase perfeita:
"Se querem tudo isto, porque não pagam 200 engenheiros full time nos projetos, que aí sim estaremos 2 anos a frente desta fabricante."
Concordo plenamente com ele! Porque temos que ir na linha da fabricante? Software Livre já possui sua linha de ação, cada projeto tem suas prioridades. Você quer uma funcionalidade específica, desenvolva ou pague um programador pra isto! O código todo do software está lá! Faça como uma pessoa que realmente ama Software Livre, melhore ele! Compartilhe esta melhora com os demais! Fique super feliz e realizado por fazer isto! Esta é a alma da nossa filosofia!

Sempre vou dizer isto, usar Software Livre e ser do Software Livre é totalmente diferente. Fazer tutoriais pensando apenas em auto promoção, copiar tutoriais de terceiros e não referenciar, usar as ferramentas Livres só pra não pagar licença de proprietários, não é ser de Software Livre! É querer uma solução gratuita e se possível igual ao software que não tem condições ou não quer comprar! Estes não são bem vindos na comunidade, sua presença ou falta dela é irrelevante para nós! Se ficarem calados até agradecemos!

Realmente esta onda do aponta mas não faz está crescendo. Cada vez mais os projetos ganham consumidores mas os colaboradores estão desaparecendo. Estamos deixando de ser comunidade para sermos suportes online gratuitos. Pior, atendendo a um público que é mil vezes mais exigente com a gente, enquanto são vassalos das grandes fabricantes. LAMENTÁVEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário