Vivemos numa sociedade da pulsão classista?

Por acaso, passei em Ciência da Computação na UFRJ. Inscrevi-me sem a mínima pretensão de passar, pensei em deixar o curso mais concorrido - e só. Acabei passando... ao passar, fiz uma pergunta nas redes sociais: Tô pensando seriamente em vazar de Salvador. Passei na UFRJ, seria burrice trocar SSA pelo Rio?


Realmente fiquei na dúvida. Já estava matriculado no curso que sempre sonhei em cursar: Engenharia Elétrica, e numa federal: UFBA. Tenho uma enorme vontade de fazer computação e pretendo trabalhar com as interseções dos dois cursos (existem muitas).

Contudo, minha pergunta foi pautada na escolha entre as cidades e não no curso. A quantidade de respostas contaminadas com o impulso foi altíssima: "vá, se jogue, tá esperando o que?". Isso é um tanto preocupante...

De 78 comentários, só em 10% havia preocupação em analisar vetores importantes pra esse tipo de mudança. Isso me fez pensar o quanto estamos no automatismo, na superficialidade. Pouquíssimas pessoas trouxeram dados importantes a serem levado em conta. Um número ainda menor me ajudou a refletir de forma profunda no dilema.

O que mais me espanta foi a quantidade de comentários que, aparentemente, só levaram em consideração o status da situação. Se UFRJ tem mais "nome" do que UFBA, então Rio de janeiro. Se Engenharia Elétrica dá mais dinheiro (teoricamente), e dá mais título, então Salvador. Essa relação foi a mais preocupante, ao meu ver. :P

É verdade que estamos rodeados de pessoas que agem por pura pulsão classista? Onde fica o bem estarqualidade de vida e satisfação pessoal nesse cálculo? Como sou um esperançoso, espero que muitos comentários impulsivos estejam levando em consideração esses fatores e acabaram por não colocar em palavras pra não gastar dedo.

Talvez se não tivesse a palavra UFRJ na minha pergunta as respostas seriam outras. Talvez se eu não demonstrasse uma insatisfação por Salvador, também. Entretanto, a sensação que tive não foi a melhor possível, espero que eu não tenha sentido direito.

Significado de pulsão, segundo o dicionário Aurélio:
Psicanálise: Tendência permanente, e em geral inconsciente, que dirige e incita a atividade do indivíduo.

2 comentários:

  1. Man cara, eu tenho umas pequenas pergutinhas para você responder se não for incômodo :P .Meu sonho sempre foi fazer engenharia Mecânica ou elétrica na UFBA mais uns comentarios realmente tem me deixado bem triste em relação a faculdade tipo "a UFBA não esta tendo estrutura e alguns locais estão para cair" "esta sempre em greve" "já foi bem melhor, hoje em dia não esta mais valendo a pena". Esse é um dos comentarios mais comuns que vejo as pessoas fazerem sobre a UFBA, e como você mora em salvador e acho que realmente esta ligado como realmente anda as coisas por ai, você poderia me falar um pouco sobre esses problemas? vale a pena ir para salvador e fazer UFBA dado os problemas atuais??? desculpe se estou sendo um incômodo, obrigado antes de mais nada e mais uma coisa "adoro seu blog" kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, posso responder todas as suas dúvidas; muito mais agora pois já praticamente terminei o semestre. Deixe seu contato que retratarei as vantagens e desvantagens com a maior riqueza de detalhes possível. Pela minha balança, quando se trata de engenharia, por mais sucateada que pareça estar... as oportunidades que a UFBA oferece está muito além do que absorvo ao conversar com estudantes de outras instituições de ensino.

      Deixe seu e-mail ou me envie uma solicitação de amizade com alguma mensagem no facebook.
      http://www.fb.com/manfilho

      Um abraço!

      Excluir