Explorei uma brecha no sistema para que o acesso fosse feito pelo Firefox e uma extensão do Módulo de Proteção que foi criado outrora para este navegador (Veja aqui). Vale ressaltar que se o seu acesso naquela ocasião fosse feito pelo Firefox ele não dava essa possibilidade de instalação, obrigando a instalação do maldito gbplugin2.exe.
Ainda assim havia a opção de habilitar através de um outro método a ativação do plugin de segurança: pelo JAVA. Fiquei meses utilizando esse método que, além de ser rápido, não restringe nenhum outro sistema operacional, pois o JAVA é multiplataforma.
Entretanto me deparei com uma situação nada agradável, hoje, 14 de dezembro de 2013, mais uma vez o método do JAVA não estava disponível e a brecha que eu explorava não funcionava mais (eles leram o blog). Liguei pra Central de Atendimento Santander (4004-3535) até chegar no setor de Internet Banking.
A atendente Janete me informou que a única possibilidade de acesso com um plugin de proteção é pelo
Retruquei, debati e argumentei:
Numa era completamente multiplataforma, o Linux, MacOS e até o FreeBSD, estão fora da política de acesso ao Internet Banking do Banco Santander. Lastimável, deplorável, triste.
A atendente me informou que abriu uma ocorrência, chamado ou sei lá o quê. Pra que os técnicos liberem para que minha conta possa ser acessada em qualquer sistema operacional.
Ah sim, existe a possibilidade de após essa liberação, ainda continuar o aviso de instalação do plugin do IE. Isso que é um sistema bem feito. :)
A atendente também foi muito perspicaz em lembrar-me que "é de responsabilidade do cliente manter o anti-vírus atualizado". SÉRIO? QUE ADIANTA TER O KASPERSKY INTERNET SECURITY PREMIUM MASTER USANDO O INTERNET EXPLORER PRA ACESSAR CONTA DE BANCO? Ô sua
Pra fechar com chave de ouro, me veio a dúvida:
- Caso eu instalasse esse plugin bosta, ridículo, mal feito e quisesse desinstalar depois, como proceder?
- Para desinstalar é preciso abrir um chamado, senhor.
10 segundos de silêncio.
- Posso te ajudar em algo mais, senhor?
- Não Janete, já me atrapalhou demais.
É o Santander na contramão com o Módulo de Proteção. #Vergonha
Pois é.... descobri apenas hoje que o módulo de segurança Java foi DESCONTINUADO pelo Santander. Sem avisos, sem explicações, sem mais nem menos. Há pelo menos uns 3 anos eu usava a versão Java do Internet Banking... agora querem me obrigar a instalar a porcaria do GBPlugin. Eu nunca vou à agência, resolvo tudo pela net... e agora não posso mais. Tô vendo que o Santander tá me forçando a ir pra outro banco. Lamentável, deplorável.
ResponderExcluirTambém percebi há alguns dias que não funciona mais o modulo Java no meu Ubuntu. O Satan-der aparentemente entrou na onda da pseudo segurança. Espero que alguém saia com algum work arround. Caso ao contrário, estou considerando outro banco. Alguma recomendação?
ResponderExcluirLamentável, estou passando com o mesmo problema no Arch e no Slackware, duas semanas atrás estava funcionando normalmente... Tenho esperanças que iram arrumar esse problema...
ResponderExcluirFiquei muito puto ontem quando me deparei com isso também. Liguei para o Santander e o setor para auxiliar com o Internet Bancking é totalmente desprepado, teve atendente que nem sabia o que é Linux. Teve um que achou que eu queria desinstalar o plugind e segurança. Foi um parto o atendimento deles.
ResponderExcluirPor fim, a solução que eu tomei, e acredito que não usa windows poderia tomar, é fazer uma solicitação no SAC do Santander para desabilitar a necessidade do plugin de segurança para acesso a sua conta. Eu soube que era possível isso e assim o fiz ontem. Estou aguardando a execução do procedimento de desativação. São 5 dias úteis :s
Rômulo, muito obrigado pelo seu feedback. Por conta dos festejos do final de ano não atualizei isso aqui. Fiz a mesma coisa que você e já consigo fazer transação com minha conta sem instalar o GBPlugin, consequentemente, em qualquer sistema operacional.
ExcluirInfelizmente a mensagem que está sem o plugin persiste. Isso que é um sistema sensato, eu até entendo; mas não concordo.
"Resolvi" o problema instalando o Wine no Ubuntu 12.04. Baixei os instaladores windows do firefox, Java e o maldito "gbplugin2.exe". Instalei eles dentro do Wine. Dessa forma eles acham que estou usando o windows. Depois de instalar tudo e acessar o site usando o firefox dentro do Wine ele mostra a maldita mensagem de Módulo de Proteção Instalado. Detalhe: Tive que usar o instalador firefox 18.0.1 do windows pois instalei a versão 25 e 26 e dava falha para abrir o firefox. Não dá para imaginar um serviço web que fica restrito somente ao windows... Parabéns Santander!!!!!!!!!!! Vocês conseguiram dificultar a vida dos clientes.
ResponderExcluirÓtima dica, basta ver se o Wine vai rodar bem em qualquer sistema operacional. Obrigado pelo feedback, acredito que vai ajudar MUITA gente.
Excluir