Saúde mental: uma questão de se enxergar

Eis que leio de um ex-colega de classe:

"Não acredito. Elton estudou comigo no ensino médio. Não sou capaz de acreditar que o camarada q foi aplicado na escola e era bom amigo foi capaz de uma atrocidade dessas. Não entendo e não vou entender nunca."



Eu acho mega necessário avaliarmos e procurarmos justificativas. Li e aplaudi um comentário que trouxe o machismo e a misoginia como prováveis impulsionadores do ato.

Mas voltemos: somos seres complexos, e esse ato do Elton, infelizmente, faz parte do comportamento humano - até porque foi cometido por um :)
É bom lembrar que temos três áreas de estudo pautadas no complexo mundo das nossas cabecinhas: psicanálise, psicologia e psiquiatria - sem contar as áreas terapêuticas diversas.

Vivemos numa sociedade doente, e o pior: ignorante. A saúde mental é mais importante que a saúde corporal, até porque a mente comanda o corpo. Se você já sofreu tremidas no olho, ou fisgadas pelo corpo sabe o que eu tô falando.
Enquanto isso as academias estão cheias e os consultórios vazios...

Quando digo que faço terapia vejo o quanto é sinônimo de chacota, olhar torto e risinho de canto de boca. Ainda existe um tabu ridículo e uma tremenda ignorância... ainda bem que não ligo. Faço psicanálise há um ano e meio e não penso em parar, recomendo a todos.

Devo confessar: há muito tempo, antes da terapia, em alguns momentos a ira já me subiu a cabeça a ponto de QUASE cometer atrocidades. Não quero entrar em mérito de religiãozinha castradora: poda os galhos, mas não vai na raiz. Nosso inconsciente é o que comanda a zorra toda, é neurociência, é bioquímica, é impulso, é morte (ou vida saudável).

A saúde mental precisa ser discutida, todos somos construtores e reféns desses impulsos. Precisamos é de psicopedagogos, psicólogos e psicanalistas trabalhando muito e chegando em todos. Elton é inteligente e provavelmente vai ser condenado como louco, esquizofrênico, psicótico... e de tempo em tempo terá que ficar cara a cara com um psiquiatra. Precisava disso?

PS: se você não sabe a diferença entre psicanalista, psicólogo, terapeuta e psiquiatra; essa pode ser uma boa hora pra pesquisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário