Pra qual time de futebol torcer? Por quê? Para quê?


Quando eu era criança me perguntavam: Qual é seu time?
Eu respondia... feliz e saltitante.

Vivo numa sociedade e queria fazer parte dela, mas ela é difícil, não bastava ter que escolher um e com isso vinham outras perguntas...



E no Rio de Janeiro? você torce pra quem?
Hum... nunca tinha pensado sobre isso... fiquei mudo e constrangido, aquilo me marcou, pensei... e escolhi um pra o próximo que perguntasse, não adiantou muito...

Quando perguntaram qual era meu time no Rio então veio outra pergunta: E em São Paulo, você torce pra quem?
Tive que escolher um de lá também, pra não sair por baixo, é impressionante como criança se deixa levar... então eu cresci.

Me perguntei: será que no Rio de Janeiro e em São Paulo perguntavam para as pessoas pra qual time da Bahia eles torcem?

Depois eu me perguntei: Por que tenho que escolher times do RJ e de SP? e os outros estados que também tem um futebol forte? e o Rio Grande do Sul? e Minas Gerais?

E com isso vieram milhões de outras dúvidas que nem vale a pena descrever aqui pra não sair como radical...

Naquela altura me senti enganado e não quis mais fazer parte de nada disso, gosto de futebol e hoje eu torço pra o futebol baiano.

Por que? porque eu sou baiano, oras... acho mais coerente... quando eu crescer mais e me tornar cidadão do mundo, verei qual será minha postura... por enquanto torcerei só para o futebol baiano.

2 comentários:

  1. É irmão, tá cada vez mais comum no nordeste essa "onda" de grupos e torcedores que se reunem em bares pra torcer para times do eixo sul-sudeste.
    Esse mesmo questionamento me veio à cabeça hoje, após o jogo Corinthians x Santos, com um foguetório de vizinhos, bem, já cosmopolitas ou manipulados pela mídia.Será que lá acontece isso, já estive em SP e não é bem assim não, o tratamento lá é bem diferente(não generalizando) com um de nós, nordestinos com orgulho.
    Há de se refletir sobre isso, e voltar os olhos pra cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Júlio, infelizmente teve um ano que o único time de futebol do Nordeste na Série A era o Fortaleza... houve muita gozação quando estive no Ceará quando tocávamos nesse assunto, imagine.

      Em São Paulo e no Rio de Janeiro nem se fala... paulistas e cariocas são meios soberbos quando se trata de futebol.

      Acredito que é por todo envoltório da mídia que reforça uma hegemonia ilusória e infelizmente alguns por querer fazer parte de algo "vencedor" acabam aderindo, é lamentável.

      Excluir