Qual a diferença entre ser radical e ser extremista?

É preciso salientar que as definições que apresento neste texto segue uma lógica oriunda da matemática, etimologia e até da arte. Não sendo, portanto, ainda, consenso por definição clássica.

O dicionário Michaelis define extremismo como:



Podemos observar que, a partir da perspectiva do senso comum, mais uma vez o dicionário está equivocado. Associar extremismo com radicalismo é um erro tremendo, e lhes direi o porquê.

A definição de radicalismo, tanto no Michaelis, quanto na Wikipedia, segue um sem número de definições que em muito diverge do extremismo. Segundo o Dicionário Etimológico, a palavra da qual o radicalismo brota, radical, tem a seguinte origem:
Origem da palavra radical
Do latim radix, que significa “raiz”.Na realidade, na língua portuguesa a palavra “radical” se originou a partir do latim radicalis, que significa “relativo à raiz”. Porém, radicalis é uma derivação de radix, que quer dizer “raiz”.
O significado do termo latino tinha um sentido filosófico, que era atribuído ao fato de alguém ou algo “ter raízes”, ou seja, “ter origens”.
Este termo passou a significar “a essencial de algo” ou “ir de encontro à origem de algoa partir do século XVIIComo um sinal utilizado na matemática, a palavra radical só começou a ser usado por volta do final do século XVII
Observe na causa e efeito  “ir de encontro à origem de algo” →"sinal utilizado na matemática", ou seja, algum matemático percebeu a beleza e a sutileza do termo, de tal modo que virou um símbolo / sinal. Como assim?


Por exemplo, quando precisamos resolver uma equação do segundo grau de maneira clássica, obrigatoriamente utilizamos a raiz quadrada. E o que é resolver uma equação? É resolver um problema, encontrar as soluções deste problema. Ou, de forma poética, igualar a equação a zero seria tornar o problema nulo, sem valor, sem magnitude em sua imagem... em sua resposta :)

Para quem gosta da Teoria de Controle poderia ser o mesmo que manipular os pólos e zeros para atenuar uma perturbação, um problema.

Eis a grande diferença entre radicalismo e extremismo: o radical busca encontrar as raízes do problema, para arrumar métodos para zerá-lo, atenuá-lo, com inteligência. Para fazê-lo, é preciso entender a situação, o contexto, o campo, as variáveis do sistema, o sistema: estudar tudo, de forma profunda e sagaz. É nisto que está o pensamento, a atitude e a Cultura Hacker.

O extremista é violento. Geralmente a violência é burra, pois o "bater de frente" é sinal de não saber utilizar as peças do tabuleiro, de tal modo que muitas vezes o extremista atua cego pelo calor da emoção, e, só enxerga galhos na luta com estes. O radical é inteligente, perspicaz, frio, analista, procura uma visão sistêmica, utiliza o sistema contra o sistema, pois tem conhecimento para tal.

Enquanto o extremista explode uma bomba o radical muda uma vírgula e causa um efeito muito melhor. Utopia? talvez, mas retrata bem a ideia.

É possível que existam radicais extremistas? Infelizmente sim, porém o radicalismo parte do pressuposto que, como uma solução matemática precisa de elegância, as soluções para os problemas também.

Claro que nem sempre isto é possível, então, como último recurso, um radical pode precisar estar extremista ao utilizar a violência ressignificada, diferente. Entretanto, entraríamos em outro tipo de debate, sobre os tipos de violência. Isso me faz lembrar o conceito do "violentamente pacífico" empregado pelo rastafari Leo.
"As pessoas não tem resistência à mudanças, as pessoas têm resistência em serem mudadas" (Peter Senge)
Então, sejamos radicais, buscando sempre atacar a raiz, com o mínimo de dissipação de potência, o máximo de profundidade, sabedoria e amor (com desapego).

11 comentários:

  1. A beleza da matemática e da etimologia num mesmo texto! Além de ótimas idéias...

    ResponderExcluir
  2. Uau! Interessante o texto no contexto que estamos vivendo hoje. (Eleições 2018)

    ResponderExcluir
  3. O discurso radical é mais característico da esquerda ou da direita política? O discurso radical é progressista e o discurso extremista é conservador? A demagogia e a manipulação política se vale do discurso radical ou do discurso extremista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O discurso radical é mais característico da esquerda ou da direita política?
      R: não tem como medir.

      O discurso radical é progressista e o discurso extremista é conservador?
      R: não necessariamente.

      A demagogia e a manipulação política se vale do discurso radical ou do discurso extremista?
      R: dos dois.

      Excluir
  4. Fanatismo e Extremismo são sinônimos? Qual a diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fanatismo tem uma relação íntima com um sentimento duradouro e pode ser expresso por uma postura extremista e pode ser bem representado por essa outra definição: "faccionismo partidário; adesão cega a um sistema ou doutrina; dedicação excessiva a alguém ou algo; paixão."

      O extremismo é uma postura, a tomada de ação em si, que pode vir proveniente de um fanático ou não.

      Excluir
  5. Olhando exatamente para o que acontece no mundo em geral ou seja a propagação de grupos violentos e suicidas, qual seria a possível solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima pergunta! Não tenho (ainda) um possível caminho pra atenuar esse tipo problema em mente. Existem alguns estudos da neurociência que se debruçam em estudar os fenômenos de lavagem cerebral, seitas e teorias da conspiração e afins, em termos de processos cerebrais mesmo... o que tenho visto, através destes estudos, é que o que de fato prevalece é a sensação de pertencimento dentro destes grupos, que a neurociência aborda com o conceitos de in-groups e out-groups (ver o livro Subliminar, de Leonard Mlodinow; e o documentário Explicando - A Mente: lavagem cerebral, Netflix).

      Existem alguns sucessos no tocante a humanização das pessoas neuróticas inseridas nessas realidades violentas em seduzir estas pessoas para (outros) grupos que solidificam valores humanistas. Em relação a pessoas com determinadas patologias ainda não consegui estudar o suficiente, o campo é extremamente vasto e por isso não tenho uma visão radical em como atacar minimamente o problema! Um abraço.

      Excluir