Bitcoin como futuro e protocolo como marco na história da humanidade.

No artigo “The Future of the Web Looks a Lot Like Bitcoin”, o cientista americano Morgen E. Peck, escreve pro IEEE e ressalta a revolução que esta moeda virtual fincou no planeta.



É uma nova forma de transação financeira, descentralizada, rápida, transparente, livre e segura. Algo que, segundo o autor, pode substituir Wall Street e as companhias de seguro. Todos os canais digitais estão prestes a sofrer uma mudança radical de como lidam com o dinheiro, com possibilidades infinitas.

O sistema econômico moderno é baseado na centralização, operado por instituições governamentais e coorporações que precisamos confiar. Todo o sistema se pauta em níveis de hierarquias, sendo que todo o sistema está vulnerável por permissões contidas pelo topo da pirâmide. “Eles podem ler, alterar, apagar ou bloquear os dados à vontade”, pessoas com altos níveis de acesso estarão sempre suscetíveis a falhas, assim como, serão eternamente alvo de crackers e engenheiros sociais (insiders) que fazem uso dessas brechas para cometer fraudes.

Baseado num algoritmo com criptografia altamente segura, o funcionamento do Bitcoin está blindado deste tipo de relação. A dinâmica assume automaticamente que todos os usuários são trapaceiros e aplica um nível de verificação global absurdamente seguro e altamente transparente.

É complexo e ao mesmo tempo simples, pois tem no seu cerne o poder peer-to-peer. Todas as transação são auditadas por todos os usuários do globo. Existe um protocolo central, perfeitamente matemático, impossível de ser burlado, tal qual uma Lei Universal, e, ninguém pode trapacear; pois é estabalecido um consenso entre todos os computadores do mundo. A transação requerida é segura com base em conceitos de computação distribuída, altamente avançados e automáticos.



O Bitcoin substitui a confiança em organizações centrais, na mais pura e infalível matemática. Este artigo não entrará no mérito dos blockchains, relação de cadeia, mineração, tampouco o quanto essa nova tecnologia contribuiu pro avanço computacional do planeta. O que posso adiantar é: arquiteturas de ponta foram projetadas, exclusivamente, para executarem cálculos nunca antes executados em prol do Bitcoin.

Esse modelo é tão eficiente que “As pessoas que estão interessadas em transparência e acesso estão olhando para o padrão (blockchain) como um possível lugar para organizar registros de Governo e inclusão do público no processo legislativo, dando às pessoas um fórum para a publicar, debater e votar propostas.”

Ou também tratar o problema da censura, que pode ser finalmente resolvido, pois a transparência e a segurança no histórico das movimentações é tão eficiente que jamais poderá ser excluído ou modificado. Outras experiências como um novo twitter (chamado Twister) ou um registro descentralizado de nome de domínio (Namecoin), estão em experimentação com esse protocolo revolucionário.

"Tudo o que nós possuímos, tudo o que fazemos, é regido por grandes pilhas de registros", diz Kirby de Factom. "Um banco é apenas uma grande pilha de registros. Uma companhia de seguros é apenas uma grande pilha de registros. Uma economia é, basicamente, apenas uma grande pilha de registros. Se você pode levar este conceito de ... um livro gigante global e dizer: 'Agora podemos organizar todos os registros do mundo desta forma,' bem, verifica-se que é realmente emocionante."


5 comentários:

  1. SOU LEIGA EM GRANDE PARTE NESSE ASSUNTO, MAS TIVE A OPORTUNIDADE DE LER E COMPREENDER POIS AINDA POSSO, AOS 74 ANOS REVER E ENTENDER AS GRANDES PILHAS DE REGISTROS EM MINHA MENTE, FICO PENSANDO QUÃO GRANDE E MARAVILHOSA É A TECNOLOGIA DESENVOLVIDA ATE ENTÃO. FAÇO USO DE UMA PARTE ÍNFIMA MAS SOU FASCINADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. OBRIGADA PELO ARTIGO MUITO BEM ELABORADO E COMPREENSÍVEL.
    É EMOCIONANTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, eu quem agradeço pelo seu feedback!
      O emocionado aqui agora sou eu!

      Excluir
    2. Sim, Armand, qual o problema?
      Inteligência artificial, coisa que muito brasileiro devia ter pra complementar a biológica que falta. HUAHUAHUA

      Excluir
  2. Pra quem quer começar investir em bitcoin a hashocean é garantido e para se cadastrar basta clicar no link abaixo e colocar seu e-mail eles já lhe enviam sua conta e senha, a hashocean já vem desde 2012. Com esse link você ganha 15Khs.
    https://hashocean.com/signup/?rid=552379

    ResponderExcluir