Estudante da UFBA sofreu latrocínio (roubo seguido de morte) em frente residência universitária na Gabibaldi.

Todos os dias, nos arredores de todas as universidades, diversos jovens e estudantes são assaltados e violentados.



Os alunos ainda pedem por segurança. Ainda fazem aquela velha e superficial pergunta: “Até quando isso?”


Há respostas profundas para essas perguntas dentro da própria instituição de ensino, assim como possíveis soluções pra o problema.
A universidade deveria ser o local germinador das mudanças sociais. Em contra partida, o que vejo, é: “um saber minguado, atestado por um diploma.”¹

Agora seria a hora de uma genuína reflexão pra uma tomada de atitude diferente, uma mudança de postura orgânica, minuciosa, sistêmica. Conquanto, insistem em se manter no ciclo da alienação das perguntas supérfluas, e, em vez de olhar pras raízes, insistem nos galhos.

Milhares são mortos diariamente nas cidades, assassinatos diretos e indiretos; portanto, "a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano.”², abomino, mas não atribuo prerrogativa por conta de ser: um jovem, graduando, ou pior ainda, de uma instituição federal. Comecemos a reflexão daqui. Todo assassinato é um assassinato.

Estou usando a prerrogativa atribuída a esse tipo de acontecimento pra veicular minha ideia, me limito a isto; trazendo também respeito ao acontecido e luto.

Quanto à questão da segurança pública, estamos no mesmo barco. Não adianta se você mora em um barraco ou em condomínio de luxo, volta e meia, você ou seu círculo social será afetado.

"Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todos são parte do continente, uma parte de um todo. (...) E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti."²

Voltando as indagações, faço uma: qual foi a motivação dos assassinos? Essa, pra mim, seria o princípio da investigação de onde realmente está o erro.

O problema não é iluminação pública, ter mais policiamento ou câmeras de segurança. Enquanto houver o que há, essa lastimável realidade – infelizmente - perdurará.

Fonte da notícia:
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/estudante-da-ufba-e-assassinado-em-frente-a-residencia-universitaria-da-garibaldi/

Referências:
1: http://www.espacoacademico.com.br/014/14mtrag1990.htm (A Delinqüência Acadêmica - Maurício Tragtenberg)
2: http://g1.globo.com/platb/paulocoelho/2007/02/10/por-quem-os-sinos-dobram/ (Releitura de Paulo Coelho do trecho de John Donne)

Artigo recomendado por Wagner Pyter para complementar a leitura: http://urbanidades.arq.br/2010/02/seguranca-nas-cidades-jane-jacobs-e-os-olhos-da-rua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário