Banco Santander na contramão com o Módulo de Proteção.

Em Junho de 2011 o Santander já ensaiava restringir o acesso aos correntistas do Internet Banking através, somente, da instalação do gbplugin2.exe (G-Buster Browser Defense). Do qual o mesmo só funciona com o seguro Internet Explorer, consequentemente ruindows Windows.



Explorei uma brecha no sistema para que o acesso fosse feito pelo Firefox e uma extensão do Módulo de Proteção que foi criado outrora para este navegador (Veja aqui). Vale ressaltar que se o seu acesso naquela ocasião fosse feito pelo Firefox ele não dava essa possibilidade de instalação, obrigando a instalação do maldito gbplugin2.exe.

Ainda assim havia a opção de habilitar através de um outro método a ativação do plugin de segurança: pelo JAVA. Fiquei meses utilizando esse método que, além de ser rápido, não restringe nenhum outro sistema operacional, pois o JAVA é multiplataforma.

Entretanto me deparei com uma situação nada agradável, hoje, 14 de dezembro de 2013, mais uma vez o método do JAVA não estava disponível e a brecha que eu explorava não funcionava mais (eles leram o blog). Liguei pra Central de Atendimento Santander (4004-3535) até chegar no setor de Internet Banking.

A atendente Janete me informou que a única possibilidade de acesso com um plugin de proteção é pelo maravilhoso Internet Explorer. COMO ASSIM?

Retruquei, debati e argumentei:
Numa era completamente multiplataforma, o Linux, MacOS e até o FreeBSD, estão fora da política de acesso ao Internet Banking do Banco Santander. Lastimável, deplorável, triste.

A atendente me informou que abriu uma ocorrência, chamado ou sei lá o quê. Pra que os técnicos liberem para que minha conta possa ser acessada em qualquer sistema operacional.

Ah sim, existe a possibilidade de após essa liberação, ainda continuar o aviso de instalação do plugin do IE. Isso que é um sistema bem feito. :)

A atendente também foi muito perspicaz em lembrar-me que "é de responsabilidade do cliente manter o anti-vírus atualizado". SÉRIO? QUE ADIANTA TER O KASPERSKY INTERNET SECURITY PREMIUM MASTER USANDO O INTERNET EXPLORER PRA ACESSAR CONTA DE BANCO? Ô sua anta ingênua.

Pra fechar com chave de ouro, me veio a dúvida:
- Caso eu instalasse esse plugin bosta, ridículo, mal feito e quisesse desinstalar depois, como proceder?
- Para desinstalar é preciso abrir um chamado, senhor.

10 segundos de silêncio.

- Posso te ajudar em algo mais, senhor?
- Não Janete, já me atrapalhou demais.

É o Santander na contramão com o Módulo de Proteção. #Vergonha

7 comentários:

  1. Pois é.... descobri apenas hoje que o módulo de segurança Java foi DESCONTINUADO pelo Santander. Sem avisos, sem explicações, sem mais nem menos. Há pelo menos uns 3 anos eu usava a versão Java do Internet Banking... agora querem me obrigar a instalar a porcaria do GBPlugin. Eu nunca vou à agência, resolvo tudo pela net... e agora não posso mais. Tô vendo que o Santander tá me forçando a ir pra outro banco. Lamentável, deplorável.

    ResponderExcluir
  2. Também percebi há alguns dias que não funciona mais o modulo Java no meu Ubuntu. O Satan-der aparentemente entrou na onda da pseudo segurança. Espero que alguém saia com algum work arround. Caso ao contrário, estou considerando outro banco. Alguma recomendação?

    ResponderExcluir
  3. Lamentável, estou passando com o mesmo problema no Arch e no Slackware, duas semanas atrás estava funcionando normalmente... Tenho esperanças que iram arrumar esse problema...

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito puto ontem quando me deparei com isso também. Liguei para o Santander e o setor para auxiliar com o Internet Bancking é totalmente desprepado, teve atendente que nem sabia o que é Linux. Teve um que achou que eu queria desinstalar o plugind e segurança. Foi um parto o atendimento deles.
    Por fim, a solução que eu tomei, e acredito que não usa windows poderia tomar, é fazer uma solicitação no SAC do Santander para desabilitar a necessidade do plugin de segurança para acesso a sua conta. Eu soube que era possível isso e assim o fiz ontem. Estou aguardando a execução do procedimento de desativação. São 5 dias úteis :s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rômulo, muito obrigado pelo seu feedback. Por conta dos festejos do final de ano não atualizei isso aqui. Fiz a mesma coisa que você e já consigo fazer transação com minha conta sem instalar o GBPlugin, consequentemente, em qualquer sistema operacional.

      Infelizmente a mensagem que está sem o plugin persiste. Isso que é um sistema sensato, eu até entendo; mas não concordo.

      Excluir
  5. "Resolvi" o problema instalando o Wine no Ubuntu 12.04. Baixei os instaladores windows do firefox, Java e o maldito "gbplugin2.exe". Instalei eles dentro do Wine. Dessa forma eles acham que estou usando o windows. Depois de instalar tudo e acessar o site usando o firefox dentro do Wine ele mostra a maldita mensagem de Módulo de Proteção Instalado. Detalhe: Tive que usar o instalador firefox 18.0.1 do windows pois instalei a versão 25 e 26 e dava falha para abrir o firefox. Não dá para imaginar um serviço web que fica restrito somente ao windows... Parabéns Santander!!!!!!!!!!! Vocês conseguiram dificultar a vida dos clientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica, basta ver se o Wine vai rodar bem em qualquer sistema operacional. Obrigado pelo feedback, acredito que vai ajudar MUITA gente.

      Excluir