Problemas com o módulo de proteção Santander? Tenho a solução.

[ ATENÇÃO ] Atualização dia 14/12/2013
ESSE MÉTODO NÃO FUNCIONA MAIS, PARA SABER MAIS CLIQUE AQUI.
Caso exista outro método alternativo de acesso, favor contribuir pelos comentários.

------------------------------------------------------------------------------------

Estou escrevendo esse POST rapidamente pra ajudar o maior número de pessoas a não cair na armadilha de instalar o Módulo de Proteção Santander para o IE (Internet Explorer).

Se você acessa sua conta por qualquer outro navegador, usando o módulo de proteção em JAVA e não está conseguindo, eu tenho a solução.

Mensagem de erro: Opção disponível apenas para computadores com o módulo de proteção instalado.




Sou correntista do Santander desde quando era Banco Real, nunca tive problema com o acesso ao Internet Banking, porém, hoje me deparei com a obrigação de acessar minha conta pelo IE instalando o módulo de proteção podre que todo banco fornece, liguei para o SuperLinha e me deparei com essa situação.

Instalar o Módulo de Proteção pra IE (GBPlugin) é muito arriscado, pois, não tem como desinstalar, carrega junto com a inicialização do windows, deixa o computador mais lento, consome memória desnecessariamente e não foi feito pra trabalhar em arquitetura 64bits, vamos falar também que o IE é muito lento, há vários bugs que inclusive podem acarretar em roubo de informações, é feio, etc.

Eu acessava pelo Google Chrome usando o módulo de proteção ativando por JAVA, o atendente me disse que o módulo está passando por problemas, que os únicos navegadores totalmente homologados são o Firefox 3.6 e o IE.

O firefox 4.X não está homologado ainda, pois bem, fiz o download do Firefox 3.6.17 Portable pelo portableapps.com (site seguro) e resolvi meu problema.

Se você não sabe o que é Portable, vem de portátil e a idéia é usar programas sem que seja necessário instalar, para que você possa levar num pendrive ou outra mídia móvel.


Acessei o site do Santander e instalei o módulo do Firefox antigo:


Pronto, problema resolvido, melhor acessar pelo Firefox 3.6.17 Portable com o Módulo que só carrega na memória quando eu executar, do que, pelo IE que deixa o Sistema Operacional todo comprometido.

Se você for usuário do Linux ou MacOSx, procure o Firefox 3.6.17 Portable para o seu sistema operacional, com certeza deve existir.

31 comentários:

  1. Valeu pelas dicas, mas resolvi meu problema apenas ligando para o Santander e pedindo pra eles desativarem esse módulo. Essa é a solução mais anos 90 que já vi. Os bancos mais tecnológicos já entenderam isso e disponibilizam tokens, ou enviam o token por SMS.
    Valeu mesmo assim.

    ResponderExcluir
  2. É uma solução, agradeço também, mas pouca gente vai ter alguma paciência pra usar dessa maneira. Somente uma minoria curiosa com a usabilidade — talvez como nós —, a maioria vai preferir xingar o banco e quem sabe migrar sua conta.

    Mas eu soube de uma outra maneira, ensinada por uma pessoa do suporte ao acesso ao site do Santander.

    Ela me ensinou a:
    1 - clicar em "instalar agora"
    2 - na página onde o botão "Executar o módulo de proteção" aparece ao final, clicar em "instalar mais tarde", na última linha de texto antes desse botão.
    Isto leva de volta à página para clicar no nome do correntista e acessar o teclado virtual para a senha.

    Ressalo que esse método só deve ser usado em computadores de redes muito seguros e particulares pois o acesso é vulnerável a ataques.

    O mais curioso é que no momento em que eu escrevia este comentário, fiz o passo-a-passo para descrevê-lo e o tal do módulo de proteção rodou sem erros, mesmo usando o MacOS e tendo passado pelo tal problema há duas semanas. Vai entender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante!

      Stanley Calderelli, por incrível que pareça só vi seu comentário quase 3 anos depois. O sistema do blogger o classificou como spam e devido a minha pouca dedicação ao blog, nunca tinha visto, pra tirar.

      Quero deixar aqui minhas sinceras desculpas. E obrigado pelo comentário! Um abraço.

      Excluir
  3. Fácil para desativar seria se eles atendessem as ligações ao invés de ficar tocando música.

    O serviço desses lugares tá cada vez pior !

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelas dicas e tbm pelos comentarios.
    o famoso 0800 continua a deixar pessoas esperando ou tendo que digitar varias informaçoes , numeros, etc...
    todos sao iguais uma M...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São uma M... e não respeitam a legislação vigente que rege as regras do call center, lastimável.

      Excluir
  5. Cara, obrigada mesmo pela dica! Infelizmente o Santander cagou com o Real. Agora esse módulo de proteção infernal que faz um monte de merda no nosso PC pra nem funcionar... Fala sério! Ainda bem que encontrei seu site e consegui resolver o problema. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grato em poder ajudar! só estou acessando minha conta pelo Firefox 3.6 Portable, fica até mais seguro tornar um navegador exclusivo pra essa atividade.

      Att,
      @manfilho

      Excluir
  6. Caro amigo,

    obrigado pelo link do XPI.

    o que fiz foi modificar o XPI do Santander para ele aceitar o Firefox 10 (na verdade coloquei até a versão 100 por que o Firefox está trocando de versão a cada seis meses) e o módulo funcionou perfeitamente. Ja tinha feito isso com o BB, Itaú e a Caixa também.

    Se você precisar manda um e-mail para ilanio.castro at gmail.com que te passo o XPI.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  7. O Santander agora inventou um "token" enviado por celular para concluir transações pela internet. Eu NÃO tenho celular e nem quero ter. Como faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eva: Vc não é obrigada a aceitar o token, só fechar a janelinha quando te oferece. Eu também NÃO quero celular. Saio pouco de casa e, quando o faço, não quero ser encontrada. Trabalho com computador e internet há quase quinze anos. Uso e abuso de caixas eletrônicos e de internet banking. Me reservo o direito de escolher a tecnologia que serve para mim.

      Excluir
    2. Superlinha? Voltar usar aquela conta de outro banco que não exige celular? Mudar de banco mesmo?
      http://www.reclameaqui.com.br/2947979/banco-santander/banco-santander-obriga-clientes-a-possuir-celular

      Excluir
  8. Não tem celular e nem quer ter em pleno 2012?
    Então acho melhor vc não usar a internet tb e nem o caixa eletrônico, só vai no atendimento pessoal!!! lol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É direito dele, deixa de ser arrogante...

      Excluir
    2. Tenho fibra de 300Mbps/150Mbps e não uso celular nem saio de casa, fica o ano todo em modo avião fora da rede GSM usando wi-fi 5Ghz e computador em rede gigabit. Não quero nada que use SMS e essa rede celular sujeita a SIM swap attack e indisponibilidade. Nem corretora que exige SMS pra confirmar retirada uso mais. Você deve achar que é atualizado e que todo mundo tem que usar whatsapp também. Ridículo, tem multi canal, token, certificado digital etc, para ter opção e não obrigação de usar uma rede de telefonia.

      Excluir
  9. Entra na justiça. Não de ouvidos a esses retardados que acham que vc é obrigado a ter celular pq é modinha.

    ResponderExcluir
  10. :) o pessoal do post acima na boa , vcs ¬¬" são f0d4s 2012 ¬¬" não tem um celular ¬¬" si vcs não sabem operar a maquina de vcs só lamentos,
    e outra tanto pro mac como linux tem como instalar sim
    eo pessoal que esta falando mal do 0800 ja ouviram falar de suporte ?

    o anônimo que posto
    Não tem celular e nem quer ter em pleno 2012?
    Então acho melhor vc não usar a internet tb e nem o caixa eletrônico, só vai no atendimento pessoal!!! lol

    (((((TA DI PARABENS KKKKKKKKKKKKK FALOU TUDO ))))

    ResponderExcluir
  11. Sim, sim! O post está muito bom e agradeço por todas as dicas.
    Tentei instalar o módulo de segurança no IE de todos os jeitos possíveis, como administrador, atualizei java, desisntalei javas velhos e reinstalei. Utilizei até um instalador que achei num site, parecia bem legal, ele atualizou java e tudo mais mas não resolveu. Abria a página do banco e lá estava o aviso de módulo de segurança faltando e/ou de java desatualizado. O engraçado é que se logar como administrador, ele está instalado. Só quando logo como usuario é que não funciona.
    No fim, resolvi a questão instalando ele no Chrome, normal, sem nada de especial e esta funcionando uma beleza.

    ResponderExcluir
  12. Para quem quiser desinstalar o modulo de proteção do santander é só entrar em www.santander.com.br/mps/desinstala
    e claro ligar no 0800

    ResponderExcluir
  13. Valeu pelo post!

    Além de resolver meu problema de instalação do módulo de proteção do Santander, no Windows 7 com 64 bits, também resolveu um problema semelhante para instalar o plugin da Caixa Econômica Federal (CEF).

    ResponderExcluir
  14. Fico feliz Gustavo! Obrigado pelo retorno!

    ResponderExcluir
  15. Caramba, estava tudo funcionando bem até que ontem a noite, do nada, parei de conseguir logar no Santander, por dois aparelhos que possuo em casa, em qualquer navegador ou sistema operacional (Tenho Windows 7 Pro 64bits e Linux (BigLinux, Ubuntu...). Parou em todos eles... Após muitas tentativas sozinho e com auxílio do suporte Santander, me deparei com esse post e com a solução do meu problema. Aí amigo, ensina pra eles o caminho porque nem eles sabem.

    ResponderExcluir
  16. Olá, M Filho,
    estou tentando solucionar o problemas a partir da tua solução!
    Mas travei no segundo passo, pois não consigo instalar o módulo antigo a partir do .xpi que vc mandou. O pc abre aquela janela de abrir com um programa específico... daí não consigo achar um programa que leia o xpi :(
    *O primeiro passo que dei foi desinstalar o módulo prot. santander que tinha do meu computador, será que não devia ter feito isso?
    Muito obrigado pela ajuda!
    abs
    Bruno Sperb

    ResponderExcluir
  17. Estou com problemas.

    Tentei fazer esses passos. Instala normal, mas quando reinicia o Firefox, fica na mesma.

    Eu abro o site do Santander e pedi pra instalar denovo.

    ResponderExcluir
  18. aqui nao funcionou, quando instalo portable e essa xpi , faço login no santander e ele continua pedindo pra instalar o modulo de segurança

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente, quem baixa programas de sites não oficiais sempre vão correr riscos, eu nunca baixaria o FF portable, a não ser que fosse no site oficial do FF ( Firefox ).

    As vezes acha que está resolvendo um problema, mas na verdade está arrumando um muito maior usando um programa sem credibilidade, correndo o risco de ser um programa alterado maliciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tens razão, mas não devemos esquecer o que o Firefox Portable também é OpenSource, portanto, auditável.

      Excluir
  20. No meu pc uso o google chrome e aparece no canto da tela uma caixa de dialogo modulo atualização o mouse fica nessa caixa não sai pra canto nenhum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Berg Barbosa como vc resolveu seu problema? Ocorre o mesmo comigo e não sei o que fazer!

      Excluir
  21. 2020 e ainda não funciona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A solução que eu tive foi fechar a conta. Santander nunca mais.

      Excluir